A, no mínino, surpreendente Orquestra Vegetal de Viena



Pois é, quando eu pensava que já tinha visto tudo em se tratando de orquestras, eis que me deparo com “The Firts Vienna Orchestra”. E olhem que estou atrasada 12 anos, já que ela foi fundada em janeiro de 1998, por um grupo de músicos da Áustria, tornando-se a primeira, e até onde se sabe, a única do tipo no mundo. O grupo é formado por oito músicos, um cozinheiro e um técnico de som.


Os instrumentos são feitos com vegetais e em alguns poucos casos, a orquestra recorre também a utensílios de cozinha. Pimentões, cenouras e pepinos são apenas alguns dos legumes que são transformados em instrumentos.

As composições são selecionadas ou criadas a partir de uma grande multiplicidade de estilos, desde a música tradicional africana aos clássicos europeus, à música experimental ou eletrônica.

No final de cada espetáculo, parte do que é usado na confecção dos instrumentos, feitos com legumes comprados em um mercado local poucas horas antes do show, é servido em forma de sopa ao público. Daí a importância do cozinheiro. O resto se transforma em lixo orgânico.


Confiram os vídeo abaixo.











Sempre tenho dito que a música é alimento ideal para a alma, mas como podemos constatar, na Orquestra Vegetal, é também alimento para o corpo :))



************
Fontes: Jornal do Brasil (15/10/10) e Site Oficial da Orquestra Vegetal.

************

Exibições: 139

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço