Os Pequenos Produtores Rurais e a Sustentabilidade

Quais as condições para que a agricultura de pequeno porte seja sustentável? A questão é importante em razão do papel dos pequenos produtores na produção de alimentos no Brasil e da crescente preocupação da sociedade com os impactos das atividades humanas no meio ambiente. Neste artigo pretende-se responder a essa questão por meio da análise do modo de produção da agricultura de pequeno porte nos aspectos econômico, social e ambiental e um exemplo de aplicação desses conceitos no plano de implantação de um laticínio. 

 

Leia o artigo de autoria minha e Adolfo Schmukler no Boletim Informações FIPE, em

http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/3_18-22-nog.pdf

 

Aguardo os comentários!

 

Exibições: 181

Comentário de Dirceu Barquette Filho em 23 março 2011 às 15:43

Parabéns pela lucidez na explanação. A apresentação de um panorama das diversas variáveis presentes neste tipo de empreendimento facilita visão do que deve ser melhorado, criado ou abolido.

Há mais de 20 anos trabalhei em fazenda de agricultura orgânica que participava de uma associação e identifiquei a maioria dos fatos que bem colocou. Lamento muito que ainda hoje os mesmos problemas persistem, pois tenho um estreito contato com uma empreendedora do gênero.

Não posso deixar de ressaltar que o governo Lula fez um bom trabalho em quando intensificou a valorização da certificação do produto orgânico. Porém, segundo essa amiga, o acesso ao crédito persiste nas mãos dos latifundiários. Urge uma firme atuação governamental diante da ganância dos agentes financeiros que só tem olhos a quem tem dinheiro em detrimento daqueles que realmente precisam.

Comentário de Antonio Carlos Nogueira em 23 março 2011 às 17:48

Obrigado pelos comentários. Se quiser mais informações sobre o Projeto Terra Paulista - Mogiana, veja as postagens anteriores sobre três artigos com o tema desenvolvimento regional sustentável. No momento estamos negociando com um sócio privado para a implantação do laticínio.

Um abraço.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço