São Carlos em Rede


Aquele casarão que ficava na avenida São Carlos esquina com a Marechal Deodoro desapareceu. A casa onde morou o histórico prefeito Militão de Lima é alvo de ferrenha disputa judicial, a Casa de Euclides da Cunha será demolida e somos obrigados a ouvir certos setores da imprensa local esbravejar contra a Prefeitura diante do projeto de preservação do patrimônio histórico, em função de dinheiro, é claro.

Falando sobre dinheiro, eles pedem o ressarcimento de quem não pode manter um imóvel deste tipo. De fato, isso pode ter suas razões, mas a pergunta que faço é a seguinte: quem esteve no poder e nunca fez nada, por que agora quer dar pitaco em quem tem uma política específica para a área?

Vejamos, o centro histórico de São Carlos estava caindo aos pedaços antes de 2001. Era um verdadeiro lixo: camelôs, mercado com fachada destruída e uma ampla regressão desta região da cidade, e o que foi feito? Pelo que sabemos: nada.

O projeto aprovado pela Câmara de São Carlos e de autoria da Prefeitura segue a política implantada em 2001. Precisa de ajustes? Certamente, mas quem o critica simplesmente nunca fez nada pelo patrimônio histórico. Apenas para lembrar, vamos falar do audiovisual no município.

O governo do ex-prefeito Newton Lima recuperou o Cine Studio I, agora Cine São Carlos, e rendeu homenagens ao teatrólogo José Safiotti Filho e também ao inesquecível Gisto Rossi, o pai do rádio na cidade. Isso é preservar com todos os méritos essa casa importante da história de São Carlos para várias gerações.

Antes, o Studio I estava relegado ao lixo e a memória do audiovisual no município jogada às traças. Hoje temos muitos prédios históricos que precisam ser recuperados, alguns deveriam ser realmente restaurados. Porém, as ácidas críticas que vimos ao projeto da Prefeitura não passam oportunismo irrestrito de quem esteve no poder e nada fez pela memória arquitetônica do município. Durma-se com um barulho desses...

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço