Tudo começou com pequenas apresentações, quando crianças. Logo depois batizados de Trio Carezzato, no programa de calouros dirigido por Nilo Melo, no Teatro Colombo, de São Paulo. Depois foram contratados para apresentações na boate Tabu e na Rádio Difusora, de São Paulo, mudando o nome para Os Trigêmeos Vocalistas, em 1937.

Os irmãos Carezzato, Armando (1917) e os gêmeos Raul e Humberto (1921), os Trigêmeos Vocalistas, alcançaram fama no Rio de Janeiro, em 1939, cantando em rádio e cassinos.

A estreia em disco foi com a samba "Sacrifício Demais", de Assis Valente, e, segundo Luis Nassif ",ao todo gravaram quase 400 discos de 78 rotações".

Durante anos, contratados pela Rádio Nacional, eram atração esperada, nas excursões da emissora carioca ao Uruguai e à Argentina.

Foram criadores e intérpretes de inúmeros sucessos, entre eles "Eu Vou Sapatear", "Piano Alemão", "16 no choro", "Dom Pedrito", 'Linda Baiana", "Quem pode, pode", "Na minha terra é assim", "Lá no Texas", entre outros.


"Quem pode, pode", de Buci Moreira e Haroldo Torres, Discos Odeon, 1949.


"Na minha terra é assim", de Marinho Lima e Sebastião Lima, Discos Odeon, 1949.


"Dom Pedrito", de Célio Monteiro e Djalma Esteves, Discos Odeon, 1949.


"Lá no Texas", de Nelson Trigueiro e Santos Rodrigues, Discos Odeon 1944.






Comunidade dos Trigêmeos Vocalistas (2007)




Raul e Humberto Carezzato, projeto "Talentos da Maturidade"




Confesso que fiquei triste por não encontrar, no Dicionário Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira, o verbete desse Trio, que marcou época, na nossa MPB. O úlltimo dos Trigêmeos Vocalistas que nos deixou, em 27/06/09, foi Raul Carezzato.


Como a própria familia Carezzato gosta de dizer: "CONTINUEM CANTANDO PARA OS ANJOS".


************
Fontes:
- Os Grandes Sambas da História. Fascículos da Ed. Globo, editados em 1998.
- "Os Trigêmeos Vocalistas", de Luis Nassif
- Site Chifrantiga

***********

Exibições: 615

Comentário de Solange Chaves Carezzato em 29 agosto 2010 às 6:54
Meu sonho é um dia poder divulgar na mídia p/ todos o quanto eles eram talentosos: cantavam (afinadíssimos), tocavam vários instrumentos, sapateavam. Os TRIGEMEMOS VOCALISTAS era um ESPETÁCULO COMPLETO!!!!! Sou filha do Raul e quem puder me enviar matérias ou qualquer coisa que seja ref. a eles, agradeço: e-mail solangecarezzato@gmail.com. Obrigada! Solange C. Carezzato

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço