Participação e Controle Social: Conselho Nacional de Saúde seleciona experiências inovadoras

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), com apoio da OPAS/OMS Brasil, quer identificar práticas participativas e deliberativas inovadoras com foco na elaboração e no monitoramento de políticas, ações e serviços de saúde, em andamento no Brasil e em países latinoamericanos e caribenhos. O prazo de inscrição termina em 31 de agosto.

 

 

São admitidas para avaliação e seleção experiências operadas por entidades governamentais, conselhos de saúde, ONG e sociedade civil, desde que demonstrem caráter inovador e que tenham produzido resultados práticos, já finalizados ou em curso.

 

 

“O projeto, denominado Laboratório de Inovação sobre Participação e Controle Social na Elaboração e Monitoramento das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, cuja primeira edição ocorreu em 2011, representa uma estratégia de identificação e valorização de experiências de participação social, visando produzindo subsídios para os Conselheiros de Saúde e para os gestores do SUS”, explica o Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS / OMS no Brasil Flávio Goulart.

 

 

Não estão previstos prêmios em espécie, mas as melhores experiências serão apresentadas em seminário internacional a ser realizado em Brasília, em novembro de 2012, com ampla divulgação. As experiências selecionadas também serão incluídas na publicação da série “Navegador SUS” sobre o Laboratório de Inovação, com circulação garantida no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe.

As experiências que se candidatarem deverão obedecer a um dos seguintes eixos temáticos:

 

 

I – Implementação das deliberações das Conferências de Saúde: processos e/ou ferramentas para a inclusão das decisões das conferências nos planos de saúde e o progressivo monitoramento de sua implementação ao longo do tempo.

 

 

II – Controle Social: acesso, qualidade, intersetorialidade, financiamento, tecnologia de informação e comunicação na elaboração e monitoramento das políticas, ações e serviços de saúde: melhoria e ampliação do acesso e da qualidade da atenção; intersetorialidade; gestão de recursos financeiros, do conhecimento e da informação; comunicação e integração entre os serviços.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems).

 

 

A experiência deverá ser apresentada mediante o roteiro abaixo, não ultrapassando três laudas (90 linhas) e enviada para o email: laboratorio.cns@gmail.com Mais informações poderão ser obtidas mediante solicitação direta via e-mail acima ou pelo site www.apsredes.org

 

 

Abra aqui o edital em português

Abra aqui o edital em espanhol

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço