Portal Luis Nassif

PAUSA PARA MEDITAÇÃO: A TESSITURA E TIPOLOGIA DAS VOZES

TESSITURA E TIPOLOGIA DAS VOZES
(extraído do blog http://aam.blogcindario.com/)

A voz é uma das expressões humanas onde mais aparecem as características individuais, englobando-se nelas tanto as características pessoais como as anímicas. A classificação dos distintos tipos de vozes tem sido, e sempre será, matéria de discussão e divergências.

No século XVIII e em boa parte do XIX, não existiam muitas das diferenciações sobre os tipos de voz que hoje parecem óbvias: quase todas as grandes prime donne sentiam-se confortáveis tanto no registro de soprano como no de contralto e dispunham de uma extensão de mais de duas oitavas com o mesmo volume sonoro. Hoje vivemos no mundo da especialização, de forma que não nos surpreende que o canto também se incline nessa direção.

Atualmente não existe acordo, nem sequer no que se poderia denominar a extensão que corresponde a cada tipo de voz. Se tratamos de ópera, em muitos casos tem-se mais em conta o caráter do personagem que vai cantar do que a extensão vocal do próprio cantor. A este respeito, convém não esquecer que quase nenhum compositor classificou as vozes em suas partituras, limitando-se unicamente a assinalar sua essência: mezzosoprano, tenor, barítono, etc. Só há uma classificação que não admite dúvidas: a que divide as vozes, segundo seu gênero, em femininas e masculinas.

Mesmo em francês, estes vídeos, bastante didáticos, serão muito úteis para a compreensão dos diferentes tipos de voz.



Exibições: 1038

Comentário de Jonas Alves Corrêa em 15 maio 2009 às 17:44
Caro Oscar,
Como sempre, as suas postagens são ótimas e didáticas. Ficou bem claro e bem mais simples entender a tessitura e tipologia das vozes, com a classificação em três tipos masculinos (baixo, barítono e tenor) e três tipos femininos (contralto, mezzo e soprano), partindo do timbre mais grave para o mais agudo. Um grande abraço.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço