Plano estratégico para a refundação do PT - Mensagem 2

 

A primeira mensagem deste plano foi veiculada aqui no dia 21/10/2016, propondo a mudança de direção do PT como primeiro passo para a sua refundação.

No dia seguinte, o Estadão publicou a matéria abaixo informando que Haddad é o candidato de Lula, endossando assim a indicação feita por um dos cartolas do PT, o ex-Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, alguns dias depois da derrota de Haddad na reeleição para a Prefeitura de São Paulo.

O termo “cartola” tem sentido pejorativo porque Tarso Genro foi o primeiro membro da elite do partido a propor a sua refundação, mas não disse nada de concreto sobre o conteúdo desta refundação. Não será mais uma jogada política? A ver.

Seja quem for o substituto do Rui Falcão, na presidência do partido, ele deverá apresentar uma proposta de refundação (pra valer) do partido, começando com uma auto-crítica em profundidade. Não basta dizer, genericamente, algo do tipo “nós erramos”. É necessário DETALHAR os erros cometidos, tendo em vista aquilo que o próprio Lula disse algum tempo atrás: “Nem Cristo conseguiria governar o Brasil se não fizesse aliança com...” (só não me lembro o termo que ele usou depois de aliança). 

Petistas aprovam apoio de Lula a Haddad para presidência do PT

Gabriel Chalita, Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva na convenção municipal do PT em São Paulo. Foto: Mariana Diegas/Estadãohttp://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/wp-content/u... 300w, http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/wp-content/u... 768w" sizes="(max-width: 500px) 85vw, 500px" />

Gabriel Chalita, Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva na convenção municipal do PT em São Paulo. Foto: Mariana Diegas/Estadão

A ideia de Lula de lançar o prefeito Fernando Haddad à presidência do PT animou petistas. “Pelo menos, o PT não terá mais reunião sábado e domingo”, disse um deles.

Haddad é conhecido pelo hábito de privilegiar a família no fim de semana. Mas, apesar do otimismo de alguns, não está certo que o prefeito disputará o cargo.

Coluna do Estadão

23 Outubro 2016 | 07h00

Exibições: 147

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço