POLÍGONO -Coreografia da São Paulo Companhia de Dança

Ao anunciar a fundação da São Paulo Cia de Dança em 2008, setores da imprensa a definiram como a OSESP(Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) da dança. Primeiro porque a sua futura sede ficará em frente a da orquestra paulista.Segundo, busca-se a difusão , formação , registro e memória da dança. Mas o ponto central é o alto nível técnico que se almeja. Isso só se consegue com anos de trabalho.

A coreografia de estréia é Polígono, do italiano Alessio Silvestrin , baseada na Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Apresentada no último dia 10/12. Dança que mostra linguagem quase que exclusivamente contemporânea, passos geométricos, raros "pas de deux " e muitos números coletivos. Temas abordados são repetidos inúmeras vezes, com leituras diferenciadas, em diferentes formas.Lietmotivs da dança. Movimentos rápidos , ora surpreendentes , com apoio de painéis geométricos que se movem, ou melhor,parecem flutuar.Telas dividem o palco, dimensionam as cenas com a ajuda de uma luz monocromática.Figurinos simples se entrelaçam com ela. Criatividade elevada a máxima potência , forçando o espectador a reflexão.

A música amplificada soou alta em diversos momentos, chegando a incomodar. Perdeu-se a pureza dos instrumentos musicais ,quando tocados sem interferências.A Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach não é sua obra prima, mas sua adaptação atinge o objetivo. Passos de dança e música se unem, casam-se nos números. A cena final, com projeção em primeiro plano e os bailarinos em segundo é de grande impacto, ponto máximo do espetáculo. Condensa o tema central.

A técnica dos bailarinos é de bom nível, com espaço para aperfeiçoamento. Evolução que vem com o tempo . O grande teste é a produção de um grande balé romântico ou clássico. Nenhuma companhia ganha maturidade sem eles em seu repertório.

Polígono é atemporal, faz o espectador ter milhares de sensações, provoca , estimula questionamentos. Do por quê , de onde, como? Esse é o objetivo. Como coreografia de estréia mostra-se eficaz , reflexiva. A São Paulo Cia de Dança, com Polígono, mostra sua filosofia. Vejo grande futuro nesse caminho. Corpo de bailarinos fixos , em breve uma sede prórpria e a busca de um apuro técnico levarão a Cia. com o tempo ao nível técnico atingido pela OSESP.

Ali Hassan Ayache

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço