PRESIDENTA DILMA DÁ INÍCIO ÀS OPERAÇÕES DO NAVIO ZUMBI DOS PALMARES

Fonte: Blog Fatos e Dados

O navio petroleiro Zumbi dos Palmares, quinta embarcação entregue à Transpetro num período de 18 meses, iniciou hoje (20/05) suas operações, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca (PE). Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil não quer ser apenas um país produtor de petróleo. “Queremos construir plataformas e navios para a Petrobras”, disse. Segundo ela, a indústria naval brasileira “tem futuro” e vai gerar frutos para “muitas gerações”.

A solenidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Aldo Rebelo (Esporte), da secretária de Comunicação Social, Helena Chagas, do presidente do Senado, Renan Calheiros, da presidente da Petrobras, Graça Foster, da diretora-Geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, e do presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Todos acompanharam a saída do petroleiro para sua primeira viagem, assim como os prefeitos do Recife, Geraldo Júlio, e de Ipojuca, Carlos Santana.

Durante discurso para um público aproximado de 5 mil pessoas, a presidente Graça reforçou a necessidade de o Brasil fortalecer sua indústria naval. Afirmou que a produção de petróleo é crescente, e que a demanda por navios, sondas e plataformas será cada vez maior. “Vamos precisar de cada vez mais navios para buscar petróleo em alto mar”, disse.

O ministro Edison Lobão lembrou que, “há 10 anos, a indústria naval estava moribunda e esquálida, caminhava para o desaparecimento, com apenas 2 mil trabalhadores”. Hoje, segundo ele, essa indústria conta com uma força de trabalho de 54 mil pessoas.

Graça Foster discursa durante a solenidade

Na avaliação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, “a entrega de mais esse navio mostra que estamos escrevendo uma nova História do Brasil a várias mãos. Um país para todos os brasileiros”.

“Nos últimos seis anos, através da parceria com o governo federal, investimos aqui mais de 1,8 bilhão de reais”, comemorou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Bandeira brasileira

A presidenta Dilma Rousseff subiu a bordo do Zumbi dos Palmares, cumprimentou a tripulação, conheceu as instalações e apertou o botão que aciona o motor principal para dar início à viagem do petroleiro para carregamento na P-38 na Bacia de Campos (RJ).

Ela entregou ao comandante Carlos Alberto Costa a bandeira brasileira que seria içada no navio, e recebeu de funcionários do estaleiro EAS a maquete da embarcação. Os demais documentos do navio foram entregues à tripulação.

Com 274 metros de comprimento, o Zumbi dos Palmares iniciou sua viagem inaugural às 14h15. Depois de carregado com petróleo, na Bacia de Campos, levará o produto para São Sebastião (SP).

Ficha técnica do navio Zumbi dos Palmares

- Petroleiro tipo suezmax para o transporte de óleo cru

- Dimensões: 274,20 metros de comprimento total

48,00 metros de largura (boca moldada)

51,6 metros de altura

- Capacidade de transporte: 157.700 toneladas de porte bruto (TPB)

- Número de tanques: 12 de carga mais 2 tanques de sobras

- Velocidade: 14,8 nós

- Autonomia: 20.000 milhas náuticas

Exibições: 110

Comentário de Nena Noschese em 16 março 2015 às 21:02

E eles querem acabar com a Petrobras ! Todo cuidado é pouco. fiquemos alertas.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço