Biscoito Fino lança no Brasil primeiro álbum solo de Yamandu Costa.

 


Um sofisticado álbum instrumental que vai do choro ao samba, passando pelo tango. Batizado de Mafuá, o primeiro álbum solo de Yamandu Costa foi gravado em três dias de muito frio, na Alemanha, e permanecia inédito no Brasil até agora. Via Biscoito Fino, o lançamento chega às lojas e revela a faceta autoral do músico que é considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro.

A história de “Mafuá” começa em 2005, quando o Yamandu se apresentou em festival no sul da Alemanha. Na plateia estava o também violonista, produtor e engenheiro de som Peter Finger, que ficou impressionado com o que viu e ouviu:

 

“Tudo naquele jovem violonista parecia estar em perfeita sintonia: técnica, musicalidade, humor e uma exuberante alegria ao tocar. Foi um dos concertos mais impressionantes que já assisti”, escreveu mais tarde em seu blog. Ao final da apresentação, Finger convidou Yamandu para participar do Open Strings Festival em sua cidade, Osnabrueck e gravar um CD em um estúdio que é o paraíso para os violonistas.

Dois anos depois, em 2007, Yamandu estava de volta à Alemanha, e depois de se apresentar no Open Strings, hospedou-se na casa-estúdio de Finger. As condições de gravação que encontrou no estúdio Wonderland o deixaram fascinado.

“Peter Finger tem um complexo de gravadora, anfiteatro e loja de música e ali ele realiza concertos, grava CDs, uma coisa impressionante“, conta Yamandu. “Tudo era voltado para a sonoridade e a acústica do violão, desde a arquitetura da casa até o mínimos detalhes dentro do estúdio”, completa o músico gaúcho.

E durante os dois anos de intervalo entre o convite e a viagem para a Alemanha, o violonista montou seu repertório com calma.

“Eu vinha trabalhando há muito nestes temas, demorou pra eu pensar em fazer um disco solo, leva um tempo até que você tenha tranquilidade para gravar. Dessa vez, senti que já tinham amadurecido e que gravá-los era uma forma de me desapegar dos temas”, analisa Yamandu. Das 13 músicas do repertório, apenas três não são de sua autoria: a faixa-titulo “Mafuá” (Armandinho Neves), “Quem é Você” (Zezé Gomes) e “Lalão” (Lalão).

Yamandu faz questão de destacar a sua parceria com Peter Finger, que comandou a gravação usando equipamentos de altíssima qualidade, como microfones feitos à mão. “Depois, na hora de masterizar, ele ainda dava um pouco de seu toque”, conta, acrescentando que Finger também é um excelente violonista e que por isso mesmo é um produtor e um engenheiro de som da melhor qualidade. Ymandu Costa contou ainda com a co-produção de sua esposa, a instrumentista Elodie Boundy, na realização de Mafuá.

Nono álbum na discografia de Yamandu Costa, Mafuá contou ainda com a co-produção da instrumentista Elodie Boundy, esposa de Yamandu, e já não é privilégio dos exigentes ouvintes alemães e europeus. (Fonte: Biscoito Fino).

 

 

Confiram algumas faixas.

 

 

"Mafuá" (Armandinho Neves)

 

 

 

 

 

"Samba pro Rafa" (Yamandu Costa)

 

 

 

 

 

"Ressaca"

 

 

 

 

 

 

Exibições: 278

Comentário de Laura Macedo em 3 julho 2011 às 22:29

Querida amiga Valquíria,

Recentemente (10/04/2011) assisti, aqui em Teresina, um show fantástico do Yamandu dentro da programação do VII FENAVIPI (Festival Nacional de Violão do Piauí). Link, Aqui.

Já estava saudosa de você :))

Beijos.

Comentário de Laura Macedo em 4 julho 2011 às 1:16

Valquíria, eu tenho o DVD Brasileirinho. É uma delícia. Já dei de presente inúmeras vezes.

A foto abaixo (de duvidosa qualidade) foi tirada por mim no ano de 2008 no show do Yamandu no "Artes de Março".

Beijos

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço