Portal Luis Nassif

Primeiro Aniversário do Teatro de Revista



por Helô

No dia 28 de maio de 2010, na cidade do Rio de Janeiro, comemoramos felizes o Sarau dos 10 mil do Portal Luis Nassif. Para a nossa equipe, aquele encontro mágico teve especial significado: o primeiro aniversário da página. Relembrando como tudo começou, destacamos uma breve explicação do Henrique:

Foi a música que ensejou a criação da Página Teatro de Revista! Cafu postou um vídeo de Linda Flor (de Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto) interpretada por Elis Regina e Sivuca. A Revista estava lá. Poderiam ter sido muitas outras canções. Na troca de mensagens, em pouco tempo reunimos uma quantidade de material que já não cabia mais no curto espaço dos comentários - fotos, vídeos, peças, áudios. Por sugestão da Helô, cumplicidade de Cafu, Laura e Henrique, e com o apoio do Nassif, essa página foi criada no Portal.




Impossível mensurar o conhecimento que adquirimos e compartilhamos nesse primeiro ano de atividades. Foram 31 posts, 198 fotos (muitas delas inéditas na web), 7 álbuns, 32 vídeos e 26 músicas. Trocamos muito material, enriquecemos nossas bibliotecas e, porque não dizer, nos divertimos bastante também. Contamos ainda com valiosas contribuições trazidas por alguns de nossos amigos do Portal. Nossa página, apesar de recente e ainda pouco conhecida, já pode ser incluída entre aquelas que são referências para pesquisadores do teatro de revista. Uma simples busca no Google confirma isso.

Criamos laços de amizade e afeto, mas até o mês passado nosso relacionamento era apenas virtual. O Sarau trouxe a nós a motivação do primeiro encontro. Henrique já estava no Rio, Cafu partiu de Brasília, Helô de Juiz de Fora e Laura, pasmem!, deixou Teresina em complicadas conexões para o encontro da trupe na Cidade Maravilhosa.

Regado a chopes gelados e deliciosas iguarias, o primeiro encontro "real" da turma aconteceu em um boteco de Copacabana, na tarde do dia 28 de maio. Abraços, beijos e afetos demonstravam a emoção de pessoas que, unidas pela música, acreditavam que a relação virtual logo se transformaria em bela amizade real. Oscar, da página do Bel Canto, juntou-se a nós aproveitando a oportunidade para conhecer Cafu, Laurinha e Henrique, parceiro nos comentários de posts sobre o canto lírico.

À noite, fomos para o agradável Sarau no Drink Café (Humaitá), muito bem organizado pelo Alfredo, Cristina, Pagu e seu marido. Novos encontros, sorrisos, surpresas, e a alegria de compartilhar com o Nassif e amigos ótimos papos e boa música. Quando chegamos, se apresentavam no violão Paulo Silva e seu filho, Orlando no pandeiro, que mais tarde se integrou ao Saulo no trombone, Julio no cavaquinho e Mariana na flauta. Especialmente para nós, o ponto musical de destaque no Sarau foi a interpretação de Linda Flor, carinhosamente denominada pela Simone como o "Hino do Teatro de Revista".

O samba-canção de Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto, já destacado em post aqui, teve acompanhamento de Lucas Porto e Caçula (violão sete cordas), Orlando (pandeiro) e a interpretação delicada de Nilze Carvalho.



Lucas Porto, sobrinho-neto de Agostinho Marques Porto, revistógrafo sempre citado no blog, é filho do nosso companheiro Henrique Marques Porto. Violonista de 6 e 7 cordas, compositor, arranjador e membro da Orquestra Leviana, Lucas é também professor da Escola Portátil de Música (EPM), trabalho pioneiro de ensino musical através do choro.

O violonista Caçula participou de gravações de discos de carnaval da década de 60. O músico tem orgulho de ter tocado com Pixinguinha e conhecido mestres como Canhoto, Benedito Lacerda, Garoto e Jacob do Bandolim.

Nilze Carvalho, cantora e instrumentista já consagrada, contribuiu com grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Dona Ivone Lara, Alcione, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Mart’nália, Olívia Hime e muitos outros. Apresentou-se e participou de gravações em diversos países, como Estados Unidos, Itália, França, Argentina, Japão, Suíça, Espanha, China e Austrália. Atualmente, Nilze é cantora e cavaquinista do grupo Sururu na Roda!

Embalados pela música de Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto, a trupe comemorou com alegria o primeiro aniversário da página do Teatro de Revista.

Laura, Helô, Cafu e Henrique


Trazemos Linda Flor em algumas de suas diversas interpretações e dois arquivos contendo gravações em disco desse belíssimo samba-canção. O primeiro, do Instituto Memória Musical, com 117 registros. O segundo, do site Discos do Brasil, com 24 discos.

Nossa gratidão aos amigos pelo incentivo e especialmente ao Nassif pelo espaço cedido e constante divulgação do
Teatro de Revista.

Cafu, Helô, Henrique e Laura.


Aracy Cortes

Los Indios Tabajaras

Dalva de Oliveira

Zélia Duncan

Zezé Gonzaga

Gal Costa

Isaura Garcia

Martinha

Tetê Spíndola

Trovadores Urbanos

Maria Bethania e João Gilberto



Instituto Memória Musical Linda Flor.doc



Discos do Brasil - Linda Flor.doc


*******

Imagem - Capa da Revista Para Todos - Desenho J. Carlos

Exibições: 617

Comentário de Cafu em 30 junho 2010 às 2:26


1 ano: VIVA!
Longa vida para o blog do Teatro de Revista! Estamos de parabéns.
Helô, ficou ótimo o post comemorativo. Valeu.
Beijos.
Comentário de Gregório Macedo em 30 junho 2010 às 2:35
Parabéns, Laurinha, parabéns, Helô, parabéns, Cafu, parabéns, Henrique, pelo trabalho maravilhoso de construção desse portentoso Teatro de Revista!
Que a garimpagem continue bem sucedida, e a disposição multiplicada.
Grande abraço.
Comentário de Oscar Peixoto em 1 julho 2010 às 1:05

Maravilha de post! Feliz Aniversário Teatro de Revista! Sinto-me feliz por ter podido participar da festa, soprado uma velinha e comido um pedacinho do bolo

Beijos
Comentário de Cafu em 1 julho 2010 às 12:48
Gregório e Óscar,
Vocês são nossos apoiadores de primeira e de todas as horas. Obrigada pelo incentivo que sempre recebemos ao nosso trabalho, pela amizade estimulante e pela torcida sincera. Além das excelentes participações, claro. "Com amor é melhor, ora se é..."
Beijos.
Comentário de Helô em 1 julho 2010 às 12:56
Parabéns para o Teatro de Revista!
Parabéns para Henrique e velhadetes :))
E viva Gregório e Oscar, sempre presentes e comemorando com a gente.
Beijos.
Comentário de Helô em 1 julho 2010 às 13:01

Comentário de Pagu em 1 julho 2010 às 23:08
Parabéns, vida longa para um trabalho tão rico e que tanto nos emociona. bjs da Pagu
e do marido da Pagu.
Comentário de Marise em 1 julho 2010 às 23:20


Parabéns a esta equipe maravilhosa, Oscar,Henrique, Laurinha, Cafuzinha e Helô.
Vocês são pessoas especiais. Beijão a todos
Comentário de Cafu em 2 julho 2010 às 23:42
Marise ,
Você é uma fã antiga e assídua do nosso trabalho e sempre disposta a nos ajudar e contribuir. Os parabéns são para você também! Muitíssimo obrigada pela força e pelo interesse.

Pagu,
Você e "seu marido", o Alfredo e a Cristina nos proporcionaram uma grande noite. Foi um belíssimo encontro. Palmas para vocês.

Gracias e beijos.
Comentário de Pagu em 2 julho 2010 às 23:59
Espero que aconteça de novo, que tenha sido o primeiro de vários encontros.
bjs em todos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço