Bob Nelson gravou seu primeiro disco pelo selo RCA Victor, em 1944, com as composições: “Oh! Suzana [Canção do Vaqueiro]” e “Vaqueiro alegre”.

A primeira composição é uma das mais tradicionais canções norte-americana, do maestro/ compositor Stephen Collins Foster (Lawrenceville/Pensilvânia). Esta música de ritmo lento foi feita durante a Guerra Civil Americana.

Bob Nelson na sua versão adaptou-a em ritmo country, mais rápido e alegre, tornando-a sucesso internacional, com discos vendidos em vários países da Europa e nos Estados Unidos. O certo é que a versão de Bob Nelson influenciou vários cantores, mundo afora, a seguir seu ritmo alegre.

Oh! Suzana” (Stephen Foster / Arranjos e letra brasileira de Bob Nelson) # Bob Nelson. Disco RCA Victor (80-0238-A) / Matriz (S-078066). Gravação (06/10/1944) / Lançamento (1944).

O outro lado do disco (B) traz a valsa “Vaqueiro alegre”, de Bem Kanter com versão de Bob Nelson e Victor Simon. A exemplo do lado A, também foi sucesso, e o título seria o slogan do cantor caubói, ou seja, o “Vaqueiro Alegre”.

Segundo o pesquisador Samuel Machado Filho: “O ‘grande amor’ citado na letra era a mãe de Bob Nelson, dona Floresmina, que sempre chorava ao ouvir a referida música”.

Vaqueiro alegre” (Ben Kanter / Versão: Bob Nelson/Victor Simon) # Bob Nelson. Disco RCA Victor (80-0238-B) / Matriz (S-078067). Gravação (06/10/1944) / Lançamento (dezembro/1940).

Roberto Carlos, Bob Nelson e Erasmo Carlos

Bob Nelson foi um dos primeiros artistas a fazer a fusão entre o caipira brasileiro e o country americano. Foi ídolo da adolescência de artistas que mais tarde marcariam história no movimento musical da Jovem Guarda, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos e outros, que utilizavam botinhas e cinturões, inspirados no seu estilo. Roberto e Erasmo fizeram a composição "A lenda de Bob Nelson", em sua homenagem, gravada por Erasmo Carlos, em 1974.

A lenda de Bob Nelson” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos) # Erasmo Carlos, 1974.

______

Agradecimentos ao amigo Miguel Bragioni, da Confraria Arquivo do Chiado/Facebook, pela publicação da capa da partitura e selo do disco utilizados neste Post.

______

 

************

Fontes:

- Dicionário Cravo Albin da MPB (Verbete: Bob Nelson).

- Fotos: Capa da partitura e selo do disco: Miguel Bragioni / Outras fotos: Internet e acervo pessoal.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Informações complementares do pesquisador Samuel Machado Filho.

- Site YouTube / Canal: “Agulha de Vitrola” / “esther9011”.

************

Exibições: 442

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço