Portal Luis Nassif

Programa pretende melhorar o sistema educacional

DAYANA AQUINO
Da Redação - ADV


Criado com objetivo de melhorar a qualidade do ensino do país e envolver a sociedade na construção de um melhor sistema educacional, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi lançado em 2007, pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto também tem o intuito de atuar como ferramenta de prestação de contas à sociedade, tornando mais transparentes as ações do ministério e assegurar que suas ações cheguem às salas de aula.

O Plano abarca uma série de medidas já em andamento no MEC e ações novas, levando em consideração toda a cadeia do processo educacional. As atividades vão desde a implementação da avaliação para crianças de seis a oito anos de idade - para verificar o processo de alfabetização dos alunos a tempo de solucionar possíveis distorções -, até a formação de professores.

A alfabetização de jovens e adultos é contemplada por meio do Programa Brasil Alfabetizado, que propõe a ampliação de turmas nas regiões do interior do país. As atividades do projeto envolvem a criação de material didático específico para esse público. No âmbito da educação profissional, o PDE tem como objetivo criar institutos federais de educação em locais estratégicos, para contribuir com o desenvolvimento das cidades próximas. Também está previsto o acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino

De acordo com o MEC, as iniciativas foram no sentido de criar um piso salarial aos professores e ampliar o acesso desses educadores à universidade. Questões relacionadas à infra-estrutura, como eletrificação de escolas públicas e acesso escolar também foram abordadas. Várias outras ações foram envolvidas no PDE, que teve a colaboração de professores, pesquisadores e ex-ministros da educação em sua elaboração.

Clique aqui e conheça o programa.

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço