Caros,a presidenta Dilma cancelou,ou melhor,adiou,como nota emitida pela Palácio do Planalto,sua viagem aos EUA após Obama não ter justificado a rede de espionagem implantada pela CIA e suas agências tercerizadas em solo brasileiro.

 O que mudará nas relações comercias entre os dois países? Nada.Simplesmente porque somos o maior parceiro comercial dos EUA na América Latina e este país da América do Norte tem um superávit de 4 bilhões de dólares no comércio entre os dois países.Há de ressaltar que os EUA têm déficit comercial com muitos países de ponta do sistema,incluindo a China.Portanto,mesmo com o desdém do governo norte-americano sobre a arapongagem e com a resposta de cancelamento da viagem que faria,a convite do governo estadunidense,por Dilma aos EUA as relações bilaterais se manterão intactas.

 Como a subserviência a política dos EUA,que foi latente quando o governo Dilma,antes de vir à tona a descoberta da espionagem política e comercial estadunidense( algo bem antigo,diga-se de passagem),ao negar asilo político a Snowdem também permanecerá.

 A retórica  antiamericana de Lula,no governo anterior( e ficava apenas na retórica)  tinha o intuito de jogar para a platéia interna e externa de que o Lulo-petismo tinha um caráter de esquerda,porém na hora de sentar-se à mesa da ONU,como nos casos venezuelanos e palestino,pouca importância foi dada por esta organização( lacaia dos EUA e de outras potências) ao falatório de Lula.

 A espionagem norte-americana no Brasil remonta aos anos de 1930.Quem tive aa paciência de consultar referências biblográficas encontrará fatos e citações relevantes,como um a agente infiltrado da CIA,J.F.Dulles, na embaixada dos EUA sobre o exército brasileiro em 1930.Neste ano Dulles,ainda um iniciante nos quadros da espionagem norte-emaricana,relatou,além da fragilidade econômica brasileira,que vários oficias de menor escalão eram agentes do PCB,fiéis seguidores de Prestes e da URSS.

 Neste atual episódio o governo Dilma deveria ter sido mais enérgico,retirando o embaixador brasileiro da capital norte-americana como uma forma política de exigir explicações concretas de Washington.

 Cancelar ou adiar...isso não basta.

 

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço