Noel contava que seu primeiro sucesso, o samba “Com que roupa?”, surgiu quando sua mãe escondeu toda sua roupa visando sua permanência em casa, já que seu estado de saúde agravava-se rapidamente, em decorrência da boemia diária, sempre acompanhada dos amigos.

Certa noite não vendo o amigo no portão, como costumeiramente aguardava, bateram na porta: “Como é Noel, vamos para o baile”? E Noel dentro do quarto: “Mas com que roupa?” Mal ele tinha acabado de soltar a frase, ocorreu a inspiração para um samba com essa temática.

A difusão do samba pela cidade do Rio de Janeiro – e pelo Brasil – fez com que o estribilho “Com que roupa?” virasse sinônimo de falta de dinheiro.

Segundo André Diniz, autor do livro “Almanaque do Samba”, Noel relatava para os íntimos que os versos de seu samba retratavam metaforicamente um país pobre, com fome e miséria, contexto esse agravado pela queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.



O Brasil era (?) dependente do mercado internacional, e o café, seu ícone responsável por 71% das exportações, deixou de ser comercializado no exterior.

A crise de 1929 engendrou, praticamente no mundo inteiro, um nível de miséria, fome e desemprego e ficou conhecida como a “Grande Depressão Econômica”.

Por analogia, diante da crise econômica que afeta os Estados Unidos – com reflexos no mundo globalizado -, a pergunta de Noel Rosa persiste: “Com que Roupa?”.

Fonte de pesquisa: Almanaque do Samba, de André Diniz.


Roberta Sá e Zé Renato interpretam "Com que Roupa", de Noel Rosa.

Exibições: 165

Comentário de Gregório Macedo em 15 dezembro 2008 às 3:05
Menos mau que hoje os EUA absorvem tão-somente 14% de nossas exportações totais (quando em 2001, p. ex., esse percentual chegava a 27%). Tomara que o Brasil, pelos méritos de sua política de comércio exterior e de seu mercado interno forte, não fique com as calças na mão.
E o vídeo, hein, que beleza!
Beijos.
Comentário de Rafael Reges em 15 dezembro 2008 às 6:55
Gregório. Já pensou em como estaríamos se aquela proposta de criação da ALCA tivesse se concretizado? Chego a rir só de pensar.
Comentário de Cafu em 15 dezembro 2008 às 14:00
Hehehe. Com mãe de boêmio não se brinca! ...e gênio tira samba de qualquer obstáculo! Sorte pra nós.
Beijo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço