O apartamento e o morador: na rua Nascimento Silva, 107, em Ipanema. Lá, Tom Jobim criou entre 1953 a 1962, clássicos do nosso cancioneiro.


Este foi o endereço de Tom Jobim entre 1953 e 1962. Tom alugou o apartamento em Ipanema com sua primeira mulher, Tereza Hermanny.

Vinicius de Moraes sempre falou que, Tom Jobim e ele, ensinaram Elizeth Cardoso a cantar as belísssimas canções do álbum histórico “Canção do amor demais” (1958).

Como diz a letra da canção que Vinicius e Toquinho fizeram para Tom Jobim batizada de “Carta ao Tom 74”.

 

 

 


Na letra da canção “Carta ao Tom”, Vinicius sente saudades do amor que já não era vivido da mesma forma, e propõe reinventarem o amor...


Na resposta bem encaixada sobre música de Toquinho, Jobim com Chico Buarque refazem com humor a letra narrando como estava o Rio naquela época: Tom corre de um pivete, as janelas dos apartamentos são menores, o número de edifícios aumenta rapidamente, a natureza se degrada, o amor não tem mais pretensão de ser eterno, já pode ser loteado... (“Carta do Tom”).

Juntas, elas estão no álbum gravado ao vivo no Canecão durante show de Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha. A direção do espetáculo foi de Aloysio de Oliveira e aconteceu em novembro de 1977.


“Carta ao Tom 74” e “Carta do Tom

 




Ainda na famosa Rua Nascimento Silva, 107 foi gerado outro álbum histórico, "Chega de saudade" (1959), de João Gilberto e produzidas as canções da peça "Orfeu da Conceição", de Tom e Vinicius. O compositor Newton Mendonça, parceiro de Jobim, foi um dos frequentadores assíduos deste apartamento, terreno que testemunhou o nascimento de “Desafinado”.





Tom Jobim morreu longe da casa que construiu com muito esmero e carinho no meio da floresta, no Jardim Botânico, onde morou com sua segunda mulher, Ana Lontra e seus filhos mais novos, João e Luiza.

Naquele início de dezembro de 1994, o músico passou alguns dias em seu apartamento em Nova York, preparando-se para uma cirurgia que foi realizada no hospital Monte Sinai, onde faleceu no dia 8 de dezembro de 1994.

16 Anos de Saudades de Tom Jobim...



*******************
Laura Macedo com informações de Lia Machado Alvin (Portal Cultura Brasil).

********************

Exibições: 376

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço