1º em Charge: Cláudio Oliveira (Natal, RN)
.

1º em Cartum: Cláudio Paiva (pseudônimo: Walt Disney), Rio de Janeiro. (No labirinto: "Anime-se, deve haver uma saída!")
.

1º em Caricatura: Mariano, do Rio de Janeiro. (General-presidente João Baptista Figueiredo, que dizia, entre outras, preferir o cheiro de cavalo ao do povo).
.
.
(Acima, os desenhos campeões do primeiro Salão de Humor do Piauí).
.
.
O primeiro Salão de Humor do Piauí aconteceu em 10 de maio de 1982. Como registrei no livro 'A Terra não é Toda Azul', de 2007, a ideia da criação do Salão foi levada por Kenard Kruel ao diretor-executivo da Fundação Cultural do Estado do Piauí, José Elias de Arêa Leão, e aprovada pelo então Secretário de Cultura, Wilson de Andrade Brandão.
.
Kenard levou a ideia ao Zé Elias, mas atuou mesmo como porta-voz de nosso grupo de amigos, visto que acompanhávamos o Salão de Humor de Piracicaba-SP (criado em 1974 e louvado ano após ano pela mídia, especialmente O Pasquim) e outros eventos nacionais, de modo que o 'estalo' surgiu do grupo, de que faziam parte o porta-voz e o Albert Piauhy - e este escriba e o próprio Zé Elias, entre outros.
.
Semana passada, cumprimentei meu querido amigo Zé Elias pelos 30 anos do Salão, ao que o Menino Maluquinho, entre outras observações, assim se manifestou:
.
"Enquanto o Salão de Humor pertenceu à Fundação Cultural do Piauí, mesmo com a Comissão Organizadora nomeada, toda a equipe da Fundação participava do imenso trabalho. Todos queriam fazer o melhor. Acho que assim permaneceu até a criação da Fundação Nacional do Humor. Então o Salão passou a pisar no seu próprio espaço."
.
Zé Elias foi feliz ao compartilhar com toda a equipe sob sua coordenação o mérito pelo sucesso do Salão. Como esquecer, por exemplo, o trabalho da guerreira Luiza Vitória Figueiredo, a Sulika?
.
A Fundação Nacional do Humor, criada em 1987 e até há pouco dirigida por meu compadre Albert Piauhy, expandiu as ações desenvolvidas e planeja novos voos.
.
Parabéns a todos os que batalharam ao longo desses 30 anos, parabéns aos novos talentos que de alguma forma foram influenciados pelo Salão de Humor do Piauí, parabéns aos veteranos, parabéns à Fundação Cultural e à Fundação Nacional do Humor.
.
Trinta anos!

Exibições: 110

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço