Quem for assistir à versão cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, realizada por Fernando Meirelles para o livro de José Samarago, certamente irá se sensibilizar com uma melodia ao violão suave, delicada e, apesar de ser brasileiríssima, de caráter universal, que se torna a personagem principal de uma cenas mais marcantes e emotivas do filme. Trata-se de Sambolero, música composta pelo genial violonista Luiz Bonfá, e popularizada nas gravações do próprio a partir dos anos 50 e no meio violonístico mundial até os dias de hoje, por meio de gravações e arranjos de diversos violonistas dos mais variados estilos, como Carlos Barbosa-Lima.

Fonte: Sovaco de Cobra

No vídeo a seguir, disponibilizado no YouTube, vemos o próprio Luiz Bonfá interpretando a sua criação:


 

SAMBOLERO foi gravado primeiro para o LP Alta Versatilidade (Odeon, 1957), rebatizado Brazilian Guitar pela Capitol Records no seu lançamento americano.

Sou apaixonada pelas composições e pelo violão de Luiz Bonfá. Além de "Manhã de Carnaval", em parceria com Antônio Maria, gosto muito de "Amor sem Adeus",composta em parceria com o grande maestro Tom Jobim. Vou tentar colocar na minha página.
O CD Luiz Bonfá, Solo In Rio 1959 é uma maravilha!!
Na minha página vocês poderão assistir outros vídeos de Luiz Bonfá.

Laura Macedo

Exibições: 99

Comentário de Rafael Reges em 18 setembro 2008 às 0:10
Impressionante. Confesso que não conhecia uma apresentação ao violão de Bossa-nova com tantos recursos técnicos. Vou atrás de mais coisas dele.
Comentário de Gregório Macedo em 18 setembro 2008 às 3:58
Beleza!
Beijos,
Dodó Macedo
Comentário de Helô em 18 setembro 2008 às 22:49
Laura
Que agradável surpresa! Pra começar, eu adoro Saramago e Ensaio Sobre a Cegueira é um dos livros de que mais gosto. E saber que tem Bonfá no filme foi ótimo. Devo assisti-lo por esses dias.
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço