Portal Luis Nassif


2022...SE NORMALIZA...
OU SEJA, NO 2022..NÃO SERÁ MAIS DE SECA...

Pedro Severino Entrevista Revista Nordeste
https://www.youtube.com/watch?v=BYD2VJXX0MU

estamos numa situação critica.. se a agua do velho chico não chegar.
EM 2017...SÓ CHEGA ÁGUA...DO SÃO FRANCISCO...PELO O EIXO LESTE...PELO EIXO NORTE...AONDE MAIS PRECISA...SÓ LÁ PARA O FINAL DE 2018...
ou seja Campina para ser atendida.
SIM...
ENTRETANTO, A TRANPOSIÇÃO... NÃO É SOMENTE, A OBRA DE ENGENHARIA, RESTA SABER... A QUESTÃO DE OPERACIONALIDADE OU SEJA, NÃO É SÓ LIGAR AS ELETROBOMBAS... TEM OUTRAS VARIÁVEIS... COMO POR EXEMPLO, VAMOS SABER...SE O SISTEMA CHESF...POSSUI CONDIÇÕES HIDROELÉTRICAS....PARA FAZER O BOMBEAMENTO...COMO POR EXEMPLO, PARA SE BOMBEAR 1(HUM) METRO CÚBICO...PRECISA DE 4(QUATRO)METROS CÚBICOS...PARA BOMBEAR 1(HUM) METRO CÚBICO.

NO CASO, SE PRECISAR BOMBEAR 10 METROS CÚBICOS...NESTE CASO, PRECISA DE 50 METROS CÚBICOS...PARA REALIZAR ESSE BOMBEAMENTO DE 10 METROS CÚBICOS...DEU PARA ENTENDER?
EM SUMA, A TRANSPOSIÇÃO... NÃO É SÓ...TERMINAR A PARTE DE ENGENHARIA...E LIGAR AS BOMBAS...
POR TANTO..., EIS A QUESTÃO... QUE MUITA GENTE... NÃO ENTENDE...
ENTÃO, DIANTE DISTO..PENSE NISSO!
Pedro Severino Sousa

Exibições: 45

Comentário de PEDRO SEVERINO DE SOUSA em 18 dezembro 2016 às 23:21

Previsão das chuvas para o trimestre JANEIRO-MARÇO de 2017... 
Em Pernambuco.
(leia-se também, sertões da Paraíba, Ceará...E Rio Grande do Norte...Grifo Pedro Severino Pedro Peverino)

http://www.apac.pe.gov.br/arquivos_portal/informes/Informe-Climatico-Dezembro-2016.pdf

A previsão para o trimestre JFM de 2017 é que as chuvas ficarão entre normal a abaixo da média na região do Sertão. Na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste ainda que se encontre no seu período seco deverá ocorrer chuva isolada. Vale salientar que mesmo com a previsão de chuva abaixo ou em torno da normalidade pode ocorrer chuva intensa e mal distribuída tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas).
Fonte:
APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima.

Resumo da Ópera:

A meu ver (Pedro Severino de Pedro Severino Sousa):
“Vale salientar que mesmo com a previsão de chuva abaixo ou em torno da normalidade pode ocorrer chuva intensa e mal distribuída tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas)”.

Diante disto, isto quer dizer...Que serão ‘Pequenas Recargas de Volume de Águas’(Recargas Insignificantes)...Nos principais “Mananciais desses respectivos Estados(Pernambuco, Paraíba, Ceará...E Rio Grande do Norte).

Obviamente, devido há essas ‘Chuvas Localizadas’...E ‘Pontuais”...E sobretudo, a existência de muitos pequenos e médios ‘Açudes’...Construídos a montante...Dos principais “Mananciais desses respectivos Estados(Pernambuco, Paraíba, Ceará...E Rio Grande do Norte...Afora, também...Construções de milhares de Poços Artesianos...E Profundos...

Que decorrente disto...Vem ‘Subtrair Substancialmente’...Tanto ‘Superficialmente...E ‘Subterraneamente’...A ‘Afluência’...Das ‘Bacias Hidrográficas...Que ‘Recarregam”...Os Principais Açudes...E Barragens...Desses já citados Estados do Nordeste Setentrional.

Em suma, diante disto, venho ‘Prognosticar’...Que os principais “Mananciais desses respectivos Estados(Pernambuco, Paraíba, Ceará...E Rio Grande do Norte...Terão ‘Recargas, de ‘Pequena Significância...No caso, como por exemplo, do Estado da Paraíba...Diante dessas ‘Condições’...Meteorológicas previstas para Janeiro, Fevereiro, Março 2017... Nesses já citados Estados do Nordeste Setentrional...Venho ‘Prognosticar...Que o Açude de Curema, como por exemplo...Terá uma recarga de somente, de 2% à 5%...Ou seja, de 11,8milhões de metros cúbicos de água...A 29,5 milhões de metros cúbicos de água...

Já concernente a Barragem de Mãe D Água... Terá uma recarga também, de somente, de 2% à 5%...Ou seja, de 11,4milhões de metros cúbicos de água...A 28,4 milhões de metros cúbicos de água.

Enfim, pelo visto, não serão “Recargas Significativas”...Diante disto, cabe a tosos nós sertanejos Nordestinos...Desde de já...A única condição...De ‘Economizar Água...E “Rezar”... Para ‘São Pedro’...Para mandar...Muita Chuva...Nesse ‘Inverno de 2017’. Amém!

Do Escritor,
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 18 de Dezembro de 2018.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço