Dalva de Oliveira, Herivelto Martins e Nilo Chagas

Por Laura Macedo e Gilberto Inácio Gonçalves

 

O Trio de Ouro foi criado por Herivelto Martins em 1937. Na época, Herivelto formava com Nilo Chagas a Dupla Preto e Branco. Nilo Chagas havia substituído seu primeiro parceiro, Francisco Sena, que tinha falecido no ano anterior.

 

 

Dalva de Oliveira e Herivelto se conheceram no Teatro Pátrias onde trabalharam. Foi paixão a primeira vista e logo iniciaram uma história de amor que deu o que falar. Herivelto percebendo a bagagem vocal da amada começou a ensaiar vocalizações com ela na busca de algo diferente e achou. Foram ouvidos pelo compositor Príncipe Pretinho que se entusiasmou pelo resultado e os incentivou a prosseguir. Inicialmente, o Trio apresentou-se como Dalva de Oliveira e Dupla Preto e Branco.

 

 

 

Em um programa na Rádio Mayrink Veiga, César Ladeira, anuncia ao microfone: "Vamos ouvir o conjunto vocal Dalva de Oliveira e a Dupla Preto e Branco. Um Trio de Ouro". Estava batizado naquele momento, um dos mais importantes trios vocais da Música Popular Brasileira.

 

 

 

Ao longo da sua trajetória o Trio de Ouro passou pelas seguintes formações:

 

 



PRIMEIRA FASE

 


Nilo Chagas, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

 

SEGUNDA FASE

 

Nilo Chagas, Noemi Cavalcanti e Herivelto Martins

 

 

 

TERCEIRA FASE

 



Raul Sampaio, Lourdes Bittencourt e Herivelto Martins.

 

QUARTA FASE (Obs: não localizei nenhuma foto)


Herivelto Martins, Raul Sampaio e Shirley Dom

 

 

 

 

O amigo pesquisador/colecionador de discos Gilberto Inácio Gonçalves é nosso parceiro neste post. É dele a seleção das músicas e montagem do vídeo com as performances do Trio de Ouro em sua primeira formação: Dalva de Oliveira, Herivelto Martins e Nilo Chagas.

Esperamos que gostem

 

 

 

 

 

 

 

1- “Pescaria” [“Canoeiro”] (Dorival Caymmi) # Trio de Ouro. Disco Odeon (12458-A / matriz 7556), gravação 04/05/1944 / lançamento em junho de 1944.

 

2- “História p’ra Sinhosinho” (Dorival Caymmi) # Trio de Ouro e Conjunto Odeon. Disco Odeon (12573-B / matriz 7779), gravação 15/03/1945 e lançamento em maio de 1945.

 

3- “Dora” (Dorival Caymmi) # Trio de Ouro acompanhados pelo Conjunto Odeon sob a direção de Abel Ferreira. Disco Odeon (12715-B / matriz 8056), gravação 04/06/1946 e lançamento em agosto de 1946.

 

4- “Quebra morena” (Heitor dos Prazeres) # Trio de Ouro acompanhados por Benedito Lacerda e seu Conjunto. Disco Odeon (12205-A / matriz 7028), gravação em 06/08/1942 e lançamento em outubro de 1942.

 

5- “Ave Maria no morro” (Herivelto Martins) # Trio de Ouro acompanhados por Fon-Fon e sua orquestra. Disco Odeon (12185-A  / matriz 6984), gravação em 05/06/1942 e lançamento em agosto de 1942.

 

 

************

Fontes:

 

- Dicionário Cravo Albin da MPB.

- Site YouTube (Canal “Gilberto Inácio Gonçalves”).

 

************

 

Exibições: 479

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço