Seria a camisa da seleção canarinho uma homenagem à Casa de Habsburgo?

Até 1950, a seleção brasileira jogava de camisa branca. Depois disso, adotou a camisa amarela. A idéia era que o uniforme tivesse cores da bandeira nacional.
A bandeira brasileira atual data da Proclamação da República, em 1889. Houve apenas algumas adições de estrelas, por causa da adição do número de estados.
A bandeira adotada pela República não é muito diferente da que vigia durante o Império. Aquela, ao invés do círculo azul, tinha o brasão imperial.
A bandeira imperial foi adotada desde a Independência, em 1822. Foi desenhada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, sob encomenda de D. Pedro I. Não houve explicação oficial para a adoção do retângulo verde e do losango amarelo. Mas acredita-se que o verde foi escolhido por ser a cor da Casa de Bragança, de onde veio D. Pedro I, e o amarelo foi escolhido por ser a cor da Casa de Habsburgo, de onde veio D. Leopoldina. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_brasil
Bom, e na hora de escolher a cor da camisa da seleção, optou-se (muito provavelmente sem intenção) pela cor da família da imperatriz. Ou uma, ou outra família seria homenageada. O acaso, ou o gosto estético, definiu a escolha da cor dos Habsburgos.
A Áustria não disputará a Copa do Mundo de 2010. Mas os austríacos não ficarão muito órfãos. Têm para quem torcer.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço