Portal Luis Nassif

Alguns canais de comunicação andaram vendendo informações incorretas sobre astrologia nas últimas semanas. Confundindo e misturando signos e constelações. E como informação incorreta é um perigo para as relações humanas, vamos conversar sobre isto?

A pergunta que mais ouço nos últimos dias é:

Carmen, meu signo mudou?

Vamos pensar um pouco na história, que sempre tenta impor o poder de um grupo sobre outro. A astrologia é conhecimento que facilita o acesso a informação, e por longo período foi utilizada para controlar massas, saber o que era bom para um certo grupo. Até a tentativa de desacreditá-la, tem relação com isto, pois assim, o rei teria mais elementos para “controlar a plebe”. Graças! Este tempo passou, e hoje podemos pensar e saber que a função da astrologia não é controlar pessoas, e sim, fazê-las conscientes de seus potenciais e características, para usar a vocação em benefício da vida.

Na passagem do século 19 para o século 20, por necessidade de informar a população sobre o saber astrológico é que ficou famosa, graças a alguns astrólogos ingleses, entre eles Alan Leo e Charuban, a astrologia foi difundida no ocidente. Até então a atividade era destinada apenas aos reis, governantes e a nobreza em geral. E a maneira que encontraram para fazer com que a população tivesse interesse, foi anunciar o Signo Solar, que é aquele facilmente localizável, porque tem relação direta com as estações do ano e é demarcador do transito da Terra entorno do Sol. Temos não apenas o “signo solar”, temos 10 planetas conhecidos, neste nosso sistema, o Signo Mercurial, o Signo Venusiano, mais 7 até Plutão. São 12 casas e os muitos pontos específicos para calcular. Se contarmos com os 360 graus da Mandala, bom, desculpem o trocadilho, o número é astronômico. Tente fazer o cálculo, é simplesmente improvável duas situações idênticas no Céu pelo curso de 24.000 anos (vinte e quatro mil!).

O quê é signo? Uma forma ou elemento que distinto de si mesmo, carrega um código de informação, com significante e significado. Pois bem, encontrar a posição solar é muito simples. Em astrologia, esta é a única coisa realmente simples. Exatamente por isto, por tanto tempo a astrologia foi saber disponível apenas à nobreza. O signo solar astrológico é o cálculo do movimento da Terra em Eclíptica, que é o plano da órbita terrestre.

O que é Constelação?Uma das 88 regiões convencionais da esfera celeste, estabelecida pela UAI. União Astronômica Internacional.

Como podem ver, nossos signos não mudaram, continuam os mesmíssimos. Astrologia é um saber muito amplo, vasto e complexo. Este signo que você abre o jornal e lê a previsão é uma ínfima parte, mínima mesmo, da astrologia. Qual é o seu signo, seu significado e significante? Só com uma leitura de sua carta astrológica personalizada é que podemos responder a esta pergunta com inteireza. No mais, seu signo solar continua o mesmo que sempre foi. Na dúvida, procure um/a astróloga/o de sua confiança e verá que a astrologia não é reducionista, ainda que facilite bastante a nossa vida, quando adquirimos conhecimento.

Exibições: 30

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço