Nassif, recebi de uma amiga que estava em viagem turística em Minas Gerais. Dá para verificar?

"GENTE, POR FAVOR, LEIAM E REPASSEM. A GENTE PRECISA COMEÇAR A TER VOZ... PARA FRANCÊS VER.

A festa da França no Brasil na cidade de Ouro Preto ontem, dia 21 de abril, foi algo um tanto ou quanto "inusitado". Apesar de a imprensa estar divulgando que Milton Nascimento e Bibi Ferreira cantaram na Praça Tiradentes para a população na comemoração do ano da França no Brasil, os governantes mineiros esqueceram de abrir as "portas" para o povo. Estava em Ouro Preto e vi a coisa mais I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L que já tive notícias: os organizadores do evento FECHARAM a cidade e pribiram a circulação de carros E DE PEDESTRES: nem turistas, nem moradores da cidade. Ninguém foi convidado para a festa. Vimos pessoas que diziam para os guardas que cercavam as passagens da cidade coisas como "moço, mas eu trabalho ali, como eu faço, vou perder o meu dia de trabalho?" e os guardas respondiam apenas "vai, estou cumprindo ordens". Minha amiga que tentava chegar a pé a uma feira de artesanato de pedra sabão também não pode passar e falou com um policial que eles estavam ferindo um direito constitucional (o direito de ir e vir), ele concordou, disse que sabia disso, mas que não podia fazer nada. E a TV mostra Milton Nascimento cantando para francês ver e ainda diz que o povo brasileiro viu também. Em Ouro Preto ontem só circulavam helicópteros. Os franceses e os governantes mineiros viajam de helicóptero. Carros e pedestres não eram bem vindos na cidade e foram simplesmente EXPULSOS de lá. Eu e meus amigos desistimos e fomos passar o dia 21 de abril na cidade de Tiradentes. Uma opção. Lá as pessoas não foram proibidas de circular pela cidade. Tenho dó da população da cidade de Ouro Preto que vive sabendo que só é vista e percebida como "gente" quando eles precisam dos votos (ouvi isso da moça que trabalha no hotel onde estávamos, quando depois de muito custo, conseguiu chegar ao trabalho). O ano da França no Brasil em Ouro Preto começou assim: francês fica e brasileiro sai. Foi uma experiência nunca vista nem imaginada em minha vida. Eu não sei se é pior o que vi ou o discurso dos meios de comunicação exaltando a festa como se ela realmente tivesse existido. Eles transformaram a cidade de Ouro Preto em uma sala de casa, apenas pra convidados vips e esqueceram das pessoas que são a alma da cidade: seus moradores e turistas... Onde ficam todos (absolutamente TODOS) os nossos dirteitos? Na gaveta de algum palácio desses nossos políticos que têm o rei na barriga, mas esqueceram de gerar cidadania."

Nassif, não coloquei o nome da autora por não ter conseguido autorização, mas ela afirma que foi isto que aconteceu.

Exibições: 108

Comentário de Jose Paulo em 26 abril 2009 às 23:48
Eu não estive lá e não ví o que aconteceu em Ouro Preto.
Mas garanto uma coisa: Este tipo de coisa é a cara do Aécio Neves!!!
Comentário de BetemineiradeIlhéus em 27 abril 2009 às 1:47
Em verdade, desde os tempos da ditadura que esta solenidade do 21 de abril é para frances ou ingles ver! PIor é quando coincide com a Semana Santa: personagens e discursos se confundem: Tiradentes acaba crucificado e Jesus Cristo enforcado!! Há muito tempo os ouropretanos já sabem que o cenário está pronto e a platéia já não se faz necessária na era da imagem que se compõe, recorta, congela e seleciona! E que o tal direito de ir e vir depende de muitos fatores, desde que o Bené da Flauta (um artista que preferiram ver como apenas um mendigo!) desfilou pelo tapete vermelho, imitando os politicos dos ultimos anos da ditadura dos tempos de João Baptista de Figueiredo e até quando soltaram porcos na praça Tiradentes, na presença do governador Newton Cardoso. Daí então a população foi retirada dos festejos, para tranquilidade dos convidados e condecorados. E o povo? Uai, pois é, prá quê?!
Comentário de Beatriz Helena Ramsthaler Figuei em 19 janeiro 2012 às 19:28

Esse texto fui eu que escrevi quando estive em Ouro Preto há alguns anos... E foi examente assim que aconteceu... Hoje, vendo os passos para a campanha do Aécio presidente, me lembrei desse texto e fui procurá-lo de novo na internet... Tenho medo de alguém que faz isso numa cidade como Ouro Preto... O que ele não fará com o Brasil?! Realmente tenho medo...

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço