Azenha,
não acho que a Marina será o fator decisivo. Foi uma votação expressiva, mas não tão surpreendente assim. Há vários elementos que me fazem crer que ela não é fiel da balança – ou a pedra no sapato – no 2o turno. Vejamos.
1) A mídia pro-Serra já vinha enaltecendo a Marina e clamando por onda verde para provocar 2o turno. A entrelinha deste movimento é reconhecer que apostar só no Serra não era suficiente. A Marina trazia algo que o Serra não poderia arrecadar.
2) O que é esse algo? É o voto descontente com o governo Lula, mas que também não vota no Serra. Se votasse, estaria lá, no Serra. É o vácuo.
3) Marina foi do PT por décadas. Há, portanto, alguma afinidade, ainda que resvalada, entre os eleitores da Marina e os de Dilma.Não há transferência tranqüila para Dilma, evidentemente. Mas (vide item 2), também não há transferência tranquila para o Serra. Sendo assim, o fato da Marina ter sido do PT e ter saído oportunisticamente nesse último ano para o PV é bastante significativo. Ela não sai na reforma da previdência (quando se forma o Psol) e nem com o mensalão. É uma saída eleitoreira. Isso fragiliza muito sua liderança diante de seus eleitores. São, vamos dizer assim, atiradores a esmo (o esmo, bem entendido, era um afastamento do PT e uma negação do Serra, como disse no item 2).
4) Pragmaticamente, pelos itens acima, Marina pessoalmente não tem liderança para, em declarando apoio a um ou outro candidato, arrastar com ela seus fiéis seguidores.Pelo único fato de que não existem os tais fiéis seguidores. Sua candidatura foi oportunista; os votos também, já que a seguiram pelo vácuo dos dois principais candidatos. Quer dizer, quem votou na Marina, pode tender para Dilma ou Serra, mas não vai fazer esta opção por seguir a orientação da Marina, se é que ela vai dar alguma.
5) O PV não existe organicamente. Ela, Marina, sai como um PT que diz que precisa "avançar para o século XXI"... O PV está aí faz tempo, e coligado com o PSDB E DEM, e nunca representou o tal PT voltado para o “século XXI”. Portanto, o PV também não vê Marina como liderança (imagina se ela declara voto em Dilma, o PV acompanha? creio que não. E se ela declara voto em Serra, o PV pode ficar feliz, mas seus eleitores não !). E a população, que foi na Marina pelo vácuo, tampouco vê o PV como partido a dirigir suas opções. Marina e PV são coisas diferentes no mundo da política, e o eleitorado de um não é o de outro. Não há, portanto, força de orientação de voto.
6) Por último, mas não menos importante. O desempenho da Dilma foi ESPETACULAR. É a primeira eleição da candidata. Veja só: Lula, em 2006, passou ao 2o turno com algo em torno de 48% e somente 7% (SETE !) acima do Alckmin. Certo, tinha mensalão, aloprados, mídia contra... Mas isso Dilma também teve. E era o Lula, o carisma, o líder, figura presente em todas as eleições presidenciais desde 1989 e opositor direto do FHC, que em 2002 tinha saído do governo com menos (ou perto) de 20% de aprovação. Fatores a favor, e outros contra, Lula teve mais ou menos o mesmo percentual que Dilma e só 7% acima do oponente. A Dilma tem 47%, 14% a mais que o 2o candidato. A diferença, claro, é que Marina não é Heloísa Helena ! Mas veja só: Dilma sai de um patamar MUITO SUPERIOR ao de Lula em 2006 ! Quer dizer, o desempenho dela FOI EXCEPCIONALMENTE BOM.
7) O que ocorreu foi que ela, apesar de ter tido uma trajetória de votação ascendente desde o início do ano, alavancou-se em demasia. A oposição apostou na enlouquecida idéia de que poderia ser herdeira do governo Lula ! O próprio Lula advertiu os adversários: disse que a estratégia era ruim porque, quando ele - Lula - viesse dizer que sua candidata era Dilma, a oposição ia ficar sem ter o que dizer, já que havia elogiado o governo situacionista. Então, a campanha só começou mesmo quando a mídia - e o Serra, e a Marina - começaram de fato a fazer o papel de oposição. E, quando isso aconteceu, um mês atrás, a campanha de Dilma não acreditou que daria tempo para baixar aqueles números inflacionados. Quer dizer, a oposição só entrou em campanha, como oposição, há 1 mês, e a Dilma não entrou em campanha até agora!!!!!
Concluo...
O 2o turno está francamente favorável a Dilma, mas, como todo jogo, só termina no fim. Ele depende pouquíssimo de Marina ou do PV, se é que depende alguma coisa. Essa falta de organicidade e ligação entre PV e Marina não redunda em benefício nem pra eles próprios: o PV não aparecerá como grande partido em breve, e nem a Marina alcançará projeção nacional acima da que obteve então, devendo destinar-se ao cargo de Senador ou Governador em eleições vindouras. Nem o Acre, que a conhece de longa data, não lhe deu vitória. Ganhou no Distrito Federal, espelho da flutuação e miscelânea (ela ganha com Agnelo, do PT, para o governo, e com a família Roriz em festa – 2º turno, com a matriarca, e duas filhas eleitas).
Dilma tem uma vantagem duas vezes maior que o Lula em 2006. Mas tudo depende dela entrar em campanha pra valer.
Abs, Gisele.
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif