"Sons de Carrilhões" badalam pelos 126 anos de João Pernambuco



"Conheci a obra de João Pernambuco ouvindo Dilermando Reis e, aos 10 anos, quando conheci o Meira, perguntei-lhe se sabia tocar músicas de João Pernambuco. Ele, então, me ensinou uma porção de músicas de João e nunca mais vou deixar de aprender João Pernambuco.

Para a pessoa que toca violão o que desperta para João Pernambuco é justamente a maneira como ele tira o efeito do instrumento. Por exemplo, a entrada de 'Sons de Carrilhões' é a coisa mais simples do mundo. Mas aí que está a dificuldade: é tão simples que fica difícil dar uma interpretação correta.

A música de João Pernambuco devia ser mais divulgada e ter mais edições. Eu acredito, que se os professores de violão passassem a seus alunos, o instrumento ganharia muito, pois se trata de uma escola de violão, uma técnica muito brasileira de tocar, é de suma importância.

A música de João Pernambuco não morreu, não pode morrer. Quem quiser tocar 'choro' no violão vai ter que tocar João Pernambuco. De uma maneira ou de outra vai passar por João Pernambuco."



(Depoimento de Rafhael Rabello a Joel de Souza Leal e Artur Luiz Barbosa)


"Sons de Carrilhões" badalam pelos 126 anos de João Pernambuco.





Rafhael Rabello interpretando "Interrogando (Jongo)"





Altamiro Carrilho, Antônio Rago, Canhoto da Paraíba, Charlie Byrd, Dilermando Reis, Erisvaldo Borges, Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), Henrique Annes, Henrique Cazes, Jacob do Bandolim, João Lyra, Laurindo Almeida, Marco Pereira, Mário Adnet, Nonato Luiz, Paulo Moura, Pixinguinha, Roberto Corrêa, Toquinho, Yamandu Costa e outros estão entre os instrumentistas que visitaram a obra de João Pernambuco em suas gravações, além das cantoras Alaíde Costa, Cida Moreira, Eliete Negreiros, Elizeth Cardoso, Inezite Barroso, Luiz Gonzaga, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Nara Leão, Paraguassu, Paulo Tapajós, Pena Branca e Xavantinho, Vicente Celestino e Zezé Gonzaga, só para citar alguns.


SUPER TIME DE PRIMEIRA!! É pra torcedor nenhum botar defeito.


Para conhecer um pouco da trajetória de João Pernambuco, clique aqui.


************
Fonte: Violões do Brasil / Organização Myriam Taubkin. Editora Senac São Paulo, 2007.

***********

Exibições: 223

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço