Portal Luis Nassif

TENDÊNCIA DA QUADRA CHUVOSA -2017... PARA O NORDESTE DO BRASIL.

TENDÊNCIA DA QUADRA CHUVOSA -2017...

PARA O NORDESTE DO BRASIL.

 

A previsão de temperatura da superfície do mar para o trimestre dezembro/2016 a fevereiro/2017 é de um aquecimento maior na bacia do Atlântico Norte do que na do Atlântico Sul. Na faixa litorânea do leste do Nordeste a TSM deverá ficar em torno da normalidade nesse período (Figura 5).



http://www.apac.pe.gov.br/arquivos_portal/condicoesoceanicas/Analis...



NÃO HAVERÁ MAIS LA NIÑA ?! Por Luiz Carlos Molion

https://mentirasclimaticas.wordpress.com/2016/09/14/nao-havera-mais...



Pedro Fala Sobre Crise Hidrica no Semi Árido para 2017

https://www.youtube.com/watch?v=mgnv7DVzKA4&t=14s



Considerações Finais.



Ainda que se tenha previsão de condição de neutralidade no oceano Pacífico Equatorial no período chuvoso do Sertão não é possível fazer qualquer prognóstico sobre a qualidade da quadra chuvosa da dessa região.



Primeiro, porque a temperatura da superfície do mar do oceano Atlântico tropical muda de configuração rapidamente o que faz com que o grau de certeza desse oceano seja baixo.


Segundo, as temperaturas da superfície do mar dos oceanos Pacífico equatorial e Atlântico tropical começam a se definirem para favorecer ou não a chuva dessa região a partir do mês de dezembro. Recomenda-se o acompanhamento da atualização das análises mensal da TSM, dos oceanos Atlântico Tropical e Pacifico Equatorial, divulgadas pela APAC, e suas consequências na precipitação da quadra chuvosa de 2017 nas regiões pernambucanas.



CONSIDERAÇÕES... Pedro Severino Sousa.

 

Considerando que TSM(Temperatura Superficial do mar)...Do Pacifico Equatorial...Tende há se 'Neutralizar'...No próximo trimestre (Janeiro, Fevereiro...E Março de 2017)...Neste caso, não existindo nem La Niña...E nem El Niño...

 


E se o ‘Dipolo do Atlântico Tropical...Continuar ‘Positivo...Ou seja, o ‘Atlântico Sul ‘Frio’...E o Atlântico Norte ‘Quente’...A tendência é de que a  ‘Estação Chuvosa de 2017...Para o Nordeste do Brasil...Seja ‘Abaixo da Média...Caracterizando como mais(+) um ‘Ano Seco’...Para o Nordeste do Brasil...

 

Do  Escritor

Pedro Severino de Sousa.

João Pessoa(PB), 11 de dezembro de 2016.

 

 

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço