Jornal Nacional - Edição do dia 22/05/2010 - 21h19

Depois de mais de dois anos de obra, Theatro Municipal do Rio está pronto para reinauguração

Dois anos e meio de obras e o Theatro Municipal está renovado para a festa oficial de reinauguração. A sala de espetáculos recupera o brilho do começo do século passado. Passagem secreta, pintura escondida e desenhos apagados foram revelados pela reforma, que durou dois anos. A reabertura será na próxima quinta-feira, dia 27 de maio.

.

(ver vídeo com a reportagem abaixo)
.

A fachada desgastada pelo tempo ficou no passado. Detalhes que nem chamavam a atenção ganharam um brilho intenso. Milhares de folhas de ouro revestem a águia, o teto, o letreiro. Por dentro, o teatro parece agora uma grande caixa de jóias.

A limpeza trouxe a beleza original dos mármores coloridos e das estátuas. Ao todo, 23 obras de arte estampam cores vivas. As figurais angelicais do teto também foram restauradas. Mas ninguém descobriu ainda quem foi o autor da obra. O teatro ainda guarda esse segredo. Outros foram revelados durante a obra: uma passagem secreta, uma pintura escondida, cores e desenhos apagados por reformas feitas no passado.

As surpresas incentivaram restauradores a trabalhar por um objetivo: deixar o teatro como ele era no dia da inauguração, em 1909.

Na plateia, o cor-de-rosa voltou a dominar a cena, cobrindo as poltronas e as cortinas.
São mais de 700 lustres. O maior tem 5.792 pedras de cristal. A namoradeira acaba de voltar para o ambiente que inspiram os casais.

“Todo mundo tem um caso de amor com o Theatro Municipal. Eu recebo algumas cartas contando histórias de amor, casamentos, coisas que deram certo, pessoas que se conheceram aqui dentro”, revela Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal.

Jorge viveu os últimos 33 anos nos bastidores, montando cenários. Apaixonado pelo Theatro, ele agora quer ver a casa cheia. “As pessoas aplaudem e nós ajudamos a montar. Então, nós fazemos parte desse espetáculo, desse show”, conclui.

.

[atualização em 24/05/2010]

Hino Nacional já teve outra melodia

.

Você sabia que o Hino Nacional Brasileiro já teve outra melodia, mais difícil de ser cantada?
Foi isso que a reforma do Theatro Municipal do Rio revelou:
no alto da fachada, um enfeite escurecido pela poluição trazia o início de uma partitura. Após a limpeza e a aplicação de folhas de ouro no enfeite, a música ali grafada ficou visível: o começo da introdução do Hino Nacional, versão original.
Na verdade, essa versão da música de Francisco Manoel da Silva, inspirada na ópera italiana, tinha notas tão agudas, era cantada em si bemol maior,
” que ninguém aguentaria cantar, você canta duas frases, e você já matou a sua voz” segundo o maestro Roberto Minzuc, maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira.

A melodia foi adaptada quando ganhou a letra de Osório Duque Estrada: a versão que cantamos até hoje em fá maior. A mudança aconteceu em 1909, ano de inauguração do Muncipal do Rio.

Pois bem, no próximo dia 27 de maio, quinta-feira, quando o Theatro Muncipal do Rio for reinaugurado, as histórias do Hino Nacional e do Theatro Municipal do Rio voltam a se encontrar: as duas versôes serão tocadas: uma para ouvir e outra para cantar.

abaixo, nos comentários, está a reportagem do Jornal das Dez da Globo News sobre o Hino Nacional e a festa de reabertura do Theatro

Exibições: 57

Comentário de Gilberto Cruvinel em 23 maio 2010 às 2:04
Theatro Municipal será reinaugurado depois de obras

Passagem secreta, pintura escondida e desenhos apagados foram revelados pela reforma, que durou dois anos. Sala de espetáculos será reaberta na próxima quinta-feira (27).


Fachada reformada se destaca no Teatro Municipal

Comentário de Laura Macedo em 23 maio 2010 às 2:37
Gilberto,
Estamos em plena sintonia. Também vi essa matéria hoje no Jornal Nacional e, assim como você, tive a mesma ideia, ou seja, socializá-la aqui no Portal. Só que fui jantar, assisti DVD, por sinal muito bom ("Uma Noite Noel Rosa").
Agora, antes de começar, pensei: é provável que meus amigos Gilberto e/ou Oscar tenham publicado. Acertei na mosca kkkkk.
Valeu, Gilberto!
Beijos.
Comentário de BLOG DAS IGUARIAS - em 23 maio 2010 às 2:46
E socializou muito bem!
Caiu como uma luva. Belo Post. Forte abraço.
Comentário de Helô em 24 maio 2010 às 14:22
Oi, Gilberto
Não vejo a hora de poder assistir a um grande espetáculo no novo Municipal. Por fora, eu já tinha visto e confirmado a beleza da restauração. Quando ele passou pela primeira grande reforma, em 1978 (haha, vc nem era nascido!), fui assistir Turandot. Confesso naquela época ter me interessado muito mais pela beleza do Teatro do que pela ópera. Um fato curioso que nunca me esquecerei, aconteceu no intervalo do primeiro ato. Ao chegar em um das janelas do foyer, ouvimos um sambão animado que vinha do Bola Preta. Era sábado de aleluia. Música, público e ambientes totalmente diversos. Mas que bela é a diversidade, não é?
Parabéns pela divulgação de um marco importante para a nossa cultura. E vamos acompanhar a inauguração no dia 27 com a presença do Lula. Viva o Theatro Municipal!
Beijos.
Comentário de Gilberto Cruvinel em 26 maio 2010 às 1:20
.
aqui a reportagem do Jornal das Dez da Globo News sobre o Hino Nacional e a festa de reabertura do Theatro

Comentário de Oscar Peixoto em 26 maio 2010 às 20:10
Gilberto, que maravilha! Parece que nossa reforma deu de 10x0 na do Colón. Mais um triunfo dos brasileiros sobre os argentinos :-)
Agora só nos resta torcer para que sejam também restauradas as temporadas de ópera (temporadas nacionais e internacionais), de tão saudosa memória...
Um grande abraço
Oscar
Comentário de Gilberto Cruvinel em 26 maio 2010 às 22:57
Olá Oscar,

Oxalá suas previsões se confirmem sobre as temporadas de ópera.
O Theatro renovado e o público merecem muitas temporadas.
Obrigado pelo comentário
Comentário de BLOG DAS IGUARIAS - em 6 junho 2010 às 3:47
Restauração, estilo, tudo. Lindíssimo. Obrigado pela gentileza. Bom fim de semana . Bjs
Comentário de Laura Macedo em 6 junho 2010 às 21:18
Gilberto,
Lamentei sua ausência no Sarau do Rio. :((
Lembrei de você e do seu post quando tirei a foto abaixo.


Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço