TODOS OS CAMINHOS LEVAM À BARBALHA
 Barbalha está localizada ao sul do estado do Ceará, região Metropolitana do Cariri, possui 55.373 habitantes, segundo IBGE/2010. Sua economia gira em torno da agricultura e comércio. É referência em todo o nordeste na área de saúde, tendo inclusive hospitais que atendem pacientes de vários estados brasileiros.
Começa hoje em Barbalha, com o hasteamento do Pau da Bandeira, a maior e mais famosa festa a Santo Antônio do mundo. Apresentações de grupos folclóricos e muito forró. Na programação dos shows se destacam  Alcymar Monteiro, João Cláudio Moreno, Ítalo e Renno, Quinteto Violado, José Augusto, Rosa de Saron e artistas locais e regionais.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

 O turismo é outro ponto relevante dessa cidade, principalmente pelos balneários no sopé da Chapada do Araripe e prédios históricos que remontam ao império brasileiro. Cidade de um povo lutador e que resiste bravamente ao conservadorismo ainda presente na sua sociedade.
 Nessas ruas uma árvore retirada da mata desfilará nos ombros de muitos barbalhenses até a Igreja Matriz do Padroeiro Santo Antônio. Festa em que acorrem a cidade milhares de turistas e que mistura o sentido religioso da festa com o profano. Verdadeira simbiose da cultura popular e manifestação da religiosidade bem brasileira.
Foto: José de Arimatéa dos Santos
 Hoje dia do Pau da Bandeira, mais de 50 grupos folclóricos se apresentam pelas ruas de uma das mais belas cidades do Ceará. O Pau da Bandeira de Santo Antônio, remonta ao ano de 1928, oficializada à época pelo vigário Padre José Correia de Lima.
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio está para ser registrada no IPHAN(Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro.

Exibições: 64

Comentário de Jorge Cortás Sader Filho em 29 maio 2011 às 15:48

Caro José de Arimatéia, meus cumprimentos por divulgar os fatos da sua terra, da sua região, do seu e nosso povo!

Grande exemplo para todos: sentimento de brasilidade!

Parabéns, bom domigo.

Abraço forte e o meu respeito.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço