William S. Hart deu certa estatura e realismo ao western. Tom Mix introduziu o senso de espetáculo e, como personalidade, ultrapassou-o. Nenhum outro astro de Hollywood, de qualquer espécie, pode ser comparado com ele sob este aspecto. Para reforçar o faz-de-conta que colocava nas telas, Mix tornou-se na vida real o cowboy-herói que interpretava, forjando uma biografia aventurosa e gastando em grande estilo os milhares de dólares ganhos no Cinema.
Tom Mix, nome artístico de Thomas Hezikiah Mix (Pensylvania, 6 de janeiro de 1880 – Florence, Arizona, 12 de outubro de 1940) foi um ator estadunidense, um dos primeiros grandes ídolos do cinema. Foi um ator de grande sucesso na era do “cinema mudo”, atuando preferencialmente no gênero Western.
Tom Mix introduziu o espetáculo ao Western, levando para a vida real o “cowboy” que interpretava nas telas, de tal forma que criou para si uma biografia aventurosa, muitas vezes confundida, pelos fãs e biógrafos, com a própria realidade. Era filho de um serralheiro, Edward E. Mix, e na adolescência teve certo destaque no futebol americano, mas não chegou a ser, como muitos acreditam, o craque da Academia Militar de Virgínia, pois nem esteve lá.
Em Oklahoma, tentou ser músico, como tocador de tambor na Banda da Cavalaria, depois foi garçon e xerife, sem maiores feitos heróicos. Aos 25 anos, ingressou no "Miller Brother’s 101 Real Wild West Ranch", o mais famoso espetáculo do oeste, aprendendo assim a vida de cowboy, tornando-se campeão de rodeio. 
Mix apareceu pela primeira vez no semidocumentário curto "Ranch Life in the Great Southwest", sobre a vida dos cowboys de rodeio. Os filmes em que Mix atuou eram de filmagem rápida (três a quatro dias), com enredos simples.
Uma das fotos mais famosas (e controvertidas) de Tom Mix é a dele saltando sobre o Newhall Pass no filme Descendo Abismos / Three Jumps Ahead / 1923 sob direção de John Ford. Alguns historiadores dizem que o pulo foi apenas um truque de câmera; outros insistem que o pulo foi de verdade, mas executado por um stuntman chamado Ed Simpson. Ford afirmou durante anos que o próprio Tom Mix fez essa cena arriscada. Infelizmente o filme até o presente momento é considerado perdido.
Fonte: históriadecinema.com – pt.wikipedia

Exibições: 175

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço