Três feras da MPB "Pertinho do céu" e do "Senhor do corcovado"

 

 

A partir da foto (acima) publicada no Grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook), pelo coordenador do grupo Adilson Santos, vários comentários foram feitos, inicialmente, envolvendo o compositor Roberto Martins por conta do seu aniversário de 106 anos de nascimento e da sua inestimável contribuição à Música Brasileira. Sua filha Elizabeth Martins, como participante da Confraria, também, se manifestou.

 

 

 

Quem vê a foto pela primeira vez fica pensando o que os compositores Roberto Martins / Wilson Batista e o cantor Gilberto Alves estavam fazendo na subida do Corcovado?

 

 

 

No decorrer dos comentários nossas indagações foram respondidas/esclarecidas por alguns dos confrades presentes, a exemplo do escritor Rodrigo Alzuguir que registrou na sua recente biografia, ‘Wilson Baptista - O samba foi sua glória’ - que “Roberto Martins, Wilson Baptista e Gilberto Alves subiram até o Cristo Redentor para tirar fotos de divulgação da música ‘Senhor do Corcovado’” [autoria dos dois compositores gravada pelo Gilberto]. Ele, Rodrigo, ainda informa que na foto também “aparecem o motorista de praça que os conduziu e um amigo de Roberto”.

 

 

 

 

Roberto Martins, Wilson Baptista e Gilberto Alves

 

 

 

 

Senhor do Corcovado” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Gilberto Alves. Disco Odeon (12.082-B) / Matriz (6835). Gravação (06/11/1941) / Lançamento (dezembro/1941).

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo ainda tira dúvidas de outros confrades quando esclarece que “Roberto Martins e Wilson Baptista fizeram na subida ao Cristo, sacolejando dentro do carro pelas ruas de Santa Tereza, a música - ‘Pertinho do céu’ -, uma homenagem ao bairro. Eles foram lá em cima para divulgar 'Senhor do Corcovado', samba da dupla, que Gilberto já cantava na Tupi. No dia seguinte à ida ao Cristo, só Gilberto se lembrava da melodia de ‘Pertinho do céu’. Ele gravaria esse samba em seguida”. (Rodrigo Alzuguir).

 

 

 

 

Pertinho do céu” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Gilberto Alves. Disco Odeon (12.163-A) / Matriz (6953). Gravação (04/05/1942) / Lançamento (junho/1942).

 

 

 

 

 

 

 

 

Pertinho do céu” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Claudia Ventura. Álbum O Samba Carioca de Wilson Baptista. Disco 2 / Faixa 14.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta história rendeu este singelo post que divido a autoria com todos os confrades que participaram dos comentários. Além dos já citados, Gilberto Inácio Gonçalves, Milton Baungartner, Jairo Severiano e Luciano Hortencio.

 

 

 

 

************

Fontes:

- Foto inicial: Rodrigo Auzuguir e Elizabeth Martins.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook).

- Site YouTube (Canal: “luciano hortencio”).

 

************

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço