Portal Luis Nassif

 

A Rede Record de televisão anunciou no último dia 29 de Abril um concurso para a seleção de três tenores brasileiros. O programa da bela apresentadora Ana Hickmann terá um quadro chamado  "Estilos" que será apresentado por Marco Camargo. Segundo ele será : " Apoiado por um júri de primeira linha do cenário musical (os maestros Benito Juarez e Otávio Simões, a cantora lírica Inês Stockler e Alexandre Schiavo, presidente da Sony) estarei em busca dos três tenores brasileiros."

  Divulgação do quadro estilos.  

   A idéia é manjada, a franquia os Três Tenores (Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras)  fez grande sucesso na década de noventa e no início do século presente. Muitos gostaram e afirmam que a ideia ajudou a popularizar a ópera. Os mais puristas torceram o nariz, viram um descaso com a ópera, já que eles só cantavam trechos. Na visão destes (e minha também) , o intuito dos Três Tenores era só comercial, faturaram uma bolada com apresentações pelo mundo e com a venda de CDs e DVDs.
 
 
 Os Três Tenores originais tinham uma carreira sólida no mundo lírico, todos eles cantaram nos grandes teatros. O programa da rede Record visa encontrar cantores brasileiros dos 15 aos 40 anos, não é necessários ter experiência alguma, não precisa ter cantado em lugar algum. Basta enviar um currículo e um vídeo soltando o vozeirão e pronto. Já estas inscrito.    Os vencedores provavelmente assinarão um contrato com a Sony (não achei o regulamento) , gravarão vídeos e se apresentarão pelo Brasil. Cantarão trechos de ópera conhecidas do grande público e canções populares. Usarão sempre microfones e duvido que algum dia cantem uma ópera completa. Dará um bom genérico.
  Três Tenores original.   
 
 
 Esse tipo de programa visa apenas a audiência e os lucros que serão gerados por ele. A ópera e a arte estão em último plano. Teremos um programa onde serão selecionados cantores banais, com interesse no marketing e não na voz ou atuação. Os jurados criticarão duramente os cantores que não interessam. Os vencedores, provavelmente , serão um tenor boa pinta pra atiçar a mulherada, um rapaz novo e de origem humilde (brasileiro adora esse tipo de história, o cara que vem do nada e sobe rápido ) e um com boa voz no microfone.    Para o canto lírico esse tipo de programa não acrescenta nada.
 
Quando comentar com os amigos que vou a espetáculos de ópera todos se lembrarão dos três tenores brasileiros e acharão suas vozes lindas. Aconteceu isso com Rinaldo e Liriel, por falar nisso alguém sabe onde andam esse dois. O mercado foi implacável com eles, depois que venceram os contratos foram abandonados pelo Raul Gil e pela gravadora. Os três tenores brasieiros terão o mesmo destino?
 
  Ali Hassan Ayache

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço