MÚSICA: "TOURADAS EM MADRI", de João de Barro e Alberto Ribeiro, 1938.


Quem foi ao Estádio do Maracanã na tarde de 13.07.50, quando em disputa do campeonato Mundial de Futebol o Brasil venceu a Espanha por 6X1, teve a oportunidade de assistir a um fato emocionante.

Empolgado pela exibição da seleção brasileira e sugestionado pelos gritos de "olé" da multidão, um grupo de torcedores começou a cantar - logo após o 4º gol, marcado por Chico aos onze minutos do 2º tempo - a marcha "Touradas em Madri". De repente, como num passe de mágica, a canção contagiou os 200 mil espectadores presentes, levando-os a transformar o espetáculo, que se supunha apenas futebolístico, numa das maiores demonstrações de canto coletivo.

Era como se o coro dos torcedores atuasse em contraponto às jogadas dos craques brasileiros, as duas coisas se complementando num mesmo espetáculo.

"Touradas em Madri" foi feita numa época em que, por causa da guerra civil, a Espanha era notícia em toda a imprensa, surgindo daí o tema da composição. É um dos três grandes sucessos de Braguinha no carnaval de 1938, ao lado de "Pastorinhas" e "Yes, Nós Temos Bananas".



Fonte: Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. A Canção no Tempo - 85 Anos de Músicas Brasileiras. Vl.1: 1901-1977. São Paulo: Ed. 34, 1977.


Cenas do filme "Garota Enxuta" (1959) onde o Trio Irakitan interpreta, "Touradas em Madri".

Exibições: 60

Comentário de Helô em 10 fevereiro 2009 às 20:47
Sou apaixonada pelo Braguinha, Laura.
Qualquer dia vou tirar uma foto do bronze feito em homenagem a ele (em Copacabana) e mandar pra você. Mamãe adora essa música!
Beijos.
Comentário de Anarquista Lúcida em 10 fevereiro 2009 às 23:22
Oi, Laura
Marchinha é tudo de bom. Acho que, talvez por influência do espetáculo Sassaricando, a partir do ano passado a moda da marchinha voltou. Parece até que as cidades históricas mineiras proibiram o axé no Carnaval, só permitindo samba e marchinha.
Um abraço
AnaLú
Comentário de Laura Macedo em 11 fevereiro 2009 às 1:12
Helô, promessa é dívida :))
Vou ficar na espera da foto prometida.
Beijos.
Comentário de Laura Macedo em 11 fevereiro 2009 às 1:20
AnaLú, eu também amo as marchinhas. Elas já embalaram muitos dos meus carnavais...
Tenho e curto muito o DVD do espetáculo "Sassaricando".
Aguarde: um dos próximos "Túnel do Tempo - Carnaval" será sobre a marchinha Sassaricando.
Beijos.
Comentário de elizabethD em 11 fevereiro 2009 às 16:12
E por falar em Sassaricando, conheci e entrevistei Virginia Lane por ocasião do livro sobre a Confeitaria Colombo que escrevi para o seu centenário. O querido Luis Antonio, um dos autores, trabalhei com ele na RIOTUR, onde o chamávamos, carinhosamente, de Coronel..
Grandes figuras!
A história dessa música, inclusive, reproduzi do livro e fez parte do RIO QUE MORA NO MAR, de setembro do ano passado, em homenagem ao aniversário - 114 anos - da confeitaria do meu coração. Se precisar detalhes, é só falar.
Bjs,
Comentário de Laura Macedo em 12 fevereiro 2009 às 0:19
Beth, que maravilha você ter conhecido e entrevistado a Virginia Lane e ter trabalhado com um dos autores da música "Sassaricando", o Luiz Antônio - "Coronel":))
E esse seu livro? Gostaria de adquiri-lo. Mande a bibliografia completa para que eu possa procurá-lo nas livrarias, ok?
Estou lendo aos poucos o seu blog RIO QUE MORA NO MAR. É fantástico. Me identifiquei muito com seu trabalho...
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço