Portal Luis Nassif

Há um ano, no dia 30 de Julho de 2008, colocamos aqui neste blog a sua primeira postagem: Diversificação e política energética.

Naquele momento, a comunidade do portal era composta por quinhentas pessoas e o número total de postagens alcançava o valor de noventa.

Um ano e cinqüenta e seis posts depois, a comunidade já alcança cinco mil membros e as postagens totais já são mais de cinco mil e trezentos.

O que gerou o nosso envolvimento com esse projeto foi a possibilidade de desenvolver o conhecimento no âmbito de uma rede social estruturada a partir da internet; e este não é um desafio dos mais simples para nós que estamos na academia.

Escrever um blog não é a mesma coisa que escrever um artigo acadêmico, orientar uma tese ou dar uma aula. O tipo de relação que se estabelece entre o “blogueiro” e os seus comentaristas foge aos padrões com os quais nós estamos acostumados na academia.

Contudo, apesar de alguns percalços, devo admitir que a experiência tem sido muito proveitosa.

Nesse sentido, eu acredito que fatalmente aqueles que atuam na academia irão ocupar este novo espaço e aproveitar as possibilidades de difusão do conhecimento que este tipo de mídia oferece.

Eu penso que mais do que uma possibilidade, trata-se de uma obrigação nossa a difusão do conhecimento, de tal forma a dar à sociedade as informações necessárias à compreensão dos temas que afetam, não só o seu dia a dia, mas, principalmente o seu futuro.

Em função disto, este blog não tem uma visão única dos problemas e das soluções no campo energético. O que se espera que haja aqui é a explicitação das divergências, do contraditório, das distintas percepções do mundo e do futuro. Isto porque, aqui há uma visão positiva sobre a interação de visões distintas na compreensão de um mundo complexo, como é o mundo da energia, na construção do conhecimento. E que essa interação se desenvolva através da argumentação sólida e fundamentada. O embate aqui é de idéias, e não de pessoas. Portanto, o respeito à diferença é pré-requisito fundamental.

Portanto, todos são convidados a participar, a dar a sua opinião, a construir, através da sua contribuição individual, um conhecimento essencialmente coletivo que pode - e deve - ser apropriado de forma coletiva.

Em suma, este é um espaço essencialmente acadêmico, universitário, no seu sentido mais radical, que é o de ser o lócus de um aprendizado que deve ser na sua essência qualificado, sem deixar de ser público, transparente e democrático.

Assim, meus amigos, eu gostaria de agradecer a todos aqueles que visitaram este blog durante este ano, tanto os que deixaram os seus comentários quanto os que simplesmente acompanharam as discussões.

A todos vocês um grande abraço e, como diria o velho João Saldanha: Vida que segue.

Exibições: 37

Comentário de Ronaldo Bicalho em 19 agosto 2009 às 3:36
Prezada Lena,

Obrigado pelas suas palavras e bem-vinda a essa viagem na qual sabemos de onde partimos, mas não sabemos até onde poderemos chegar.

Mas, como o que sempre vale é a travessia, espero que ela tembém valha para você.

Um abraço,
Comentário de Alexandre César Weber em 5 outubro 2009 às 1:53
Parabéns pelo ano transcorrido, que o próximo seja mais frutífero ainda em idéias e realizações.
Comentário de RatusNatus em 19 outubro 2009 às 21:51
Parabéns pelo blog Ronaldo.
Estou alguns textos atrasado mas já já coloco a leitura em dia.

Abraço
Comentário de Antonio Carlos Pedro em 12 fevereiro 2010 às 4:33
Prezado Ronaldo, compartilhando Lena,
Também me encontro perplexo com a dinâmica do portal.
Percebo o sentido de rede social de fato, qual seja:“Redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades, e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura.” E assim as trocas de saberes acontecem efetivamente.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço