UM LADO BOM TODO MUNDO DEVERIA TER. O LADO DA VERDADE

Até Lampião, contra o qual não tenho absolutamente nada, mesmo porque não chegamos a manter uma convivência, hoje em dia é visto como um exemplo de amor e principalmente de justiça aqui na terra. Por outro lado, Nelson Mandela passou 27 anos na prisão antes de ser contemplado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Tudo isso é fruto do julgamento humano, enormemente influenciado por uma instituição presente em todos os recantos do mundo e hoje conhecida de maneira mais abrangente como mídia. Na verdade não há uma certeza sobre o comportamento de Lampião, já que a mídia o perseguia e acabou prevalecendo a sua versão até a decapitação. Mas, o que se sabe na prática, vindo da parte de quem bancou suas atrocidades, é simplesmente aterrorizante, coisas impensáveis até nos dias de hoje com o nível de violência mostrado exaustivamente pela televisão.

As pessoas não são perfeitas, todos nós temos virtudes e defeitos e a nossa imagem no varejo, entre familiares e vizinhos, depende muito dos nossos atos que recebem maior destaque ou mesmo da intenção de alguém em turbiná-los. Em nosso meio é comum pessoas serem vistas como boas e más ao mesmo tempo. Agora, no atacado, quando a imprensa diz que alguém não presta diuturnamente, até a alma gêmea acaba acreditando.

Mas, quando há a intenção de detonar a imagem de alguém, geralmente por trás existe uma paixão, seja lá qual for à modalidade. Pode ser até a torcida pelo time adversário, em casos mais doentios, um amor não correspondido, uma traição, a vertente religiosa mesmo entre os cristãos e, ultimamente, a política tem contaminado de cabo a rabo. As pessoas são coxinhas ou petralhas. Infelizmente não há um meio termo que seja capaz de acalmar os ânimos e colocar a Nação no chão, mesmo de WhatsApp na mão.

E se todo mundo tem que escolher um lado, por que não adotamos o lado da verdade, de modo que se faça justiça? É que a verdade machuca o autor da mentira, porém muito menos que os efeitos da mesma sobre a vítima. A mentira é largamente utilizada, sem o menor pudor, no sentido de se atingir interesses políticos, profissionais, religiosos e tantos outros, notadamente nas redes sociais onde as notícias correm como balas.

São comuns matérias atentando contra alguém mesmo já existindo outras desmentindo os fatos. Nesses casos, copio e colo o desmentido simplesmente com o objetivo de esclarecer, pois, se a verdade nos libertará, é por ela que precisamos lutar.

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço