Uma das mais belas Canções Românticas

 

 

Foi em meio a uma barulhenta festa, conta João Máximo, que Luiz Reis e Haroldo Barbosa compuseram uma das mais conhecidas canções românticas brasileiras. "Nossos Momentos”, lançada por Elizeth Cardoso e gravada por muitos outros intérpretes.

 

 

 

Nossos momentos” (Luiz Reis/Haroldo Barbosa) # Elizeth Cardoso, 1960.

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nossos momentos”

 

 

 

Momentos são iguais aqueles em que eu te amei
Palavras são iguais àquelas que eu te dediquei
Eu escrevi na fria areia, um nome para amar.
O mar chegou, tudo apagou,
Palavras levam o mar
Teu coração, praia distante em meu perdido olhar
Teu coração mais inconstante que a incerteza do mar
Teu castelo de carinhos
Eu nem puder terminar
Momentos meus que foram teus...
Agora é recordar

 

 

Transcrição de João Máximo

 

 

 

 

 

 

Grandes canções podem nascer - letra e música – nas condições mais desfavoráveis. Algo assim como fazer samba de carnaval em velório ou canção e fossa em plena folia. Pode nascer, por exemplo, numa festa em que o barulho é de lei, todo mundo falando e batendo copo ao mesmo tempo, com música, se há música, só servindo para fazer fundo a confusão geral.

 

 

Foi numa festa assim que Haroldo Barbosa, jornalista, produtor, turfista, grande carioca e acima de tudo extraordinário letrista, puxou o parceiro Luiz Reis pelo braço para montar o esboço de uma letra que acabara de por no papel.

 

 

Luiz Reis, maranhense, mas carioca de coração, também, turfista, bom pianista era excelente compositor. Com Haroldo já conseguira alguns sucessos, na maioria sambas cheios de bossa e balanço.

 

 

Com o esboço de Haroldo na mão, Luiz dirigiu-se a um piano fechado e esquecido no meio da balbúrdia. Ao lê-lo pela segunda vez Luiz se convenceu que não seria letra adequada a um samba de bossa e balanço, como os seus com Haroldo: “Palhaçada”, “Devagar com a louça”, “Só vou de mulher” e tantos mais. Eram versos românticos, sentidos, sob medida para um samba canção como aqueles que vinham saindo de moda com a bossa nova.

 

 

Ali mesmo Luiz Alves e Haroldo Barbosa foram ajustando versos e melodia num impressionante contraste de sons nada harmoniosos da festa. Assim nasceu, em 1960, “Nossos momentos” - obra prima do samba , que lançado por Elizeth Cardoso jamais saíra de moda.

 

 

 

 

************

Fonte:

- Programa de João Máximo na Rádio Batuta do IMS.

- Site YouTube. 

- Site Vagalume.

 

************

Exibições: 485

Comentário de n almeida em 17 novembro 2013 às 7:34

Nossos Momentos, em 4 tempos


Gal Costa





Francisco José



Agostinho Dos Santos




Glorinha Oliveira
 


Comentário de Laura Macedo em 17 novembro 2013 às 13:59

Querido amigo n almeida,

Belas interpretações do clássico "Nossos momentos". Confesso não conhecia a interpretação da Glorinha Oliveira. Todos os quatro intérpretes deram conta do recado ao seu estilo.

Aqui no nosso velho PLN é raro os comentaristas registrarem comentários/opiniões. Bons tempos aqueles que nossa interação por aqui era bem mais constante, não é mesmo?

Fiquei muito feliz e grata por esta visita ilustre :)

Abraços.

Comentário de Gilberto Cruvinel em 28 novembro 2013 às 20:58

O velho e bom e tão aconchegante PLN, não é Laura? Onde conseguíamos e você faz até hoje fazer posts com todos os recursos e facilidades para adicionar qualquer elemento. 

Bela canção na belíssima voz de Elizeth. E a feliz lembrança de n almeida ao trazer o inesquecível Agostinho dos Santos. Uma delícia este cantinho da música que você construiu Laura

Beijos

Comentário de Laura Macedo em 29 novembro 2013 às 0:05

Gilberto,

Não querendo ser tão saudosista, mas talvez sendo, confesso que sinto saudade do tempo que todos postavam aqui. Helô, Cafu, Marise, Henrique, Oscar, você e tantos outros. Até o Nassif dava o ar de sua graça comentando alguns posts. Hoje há uma diluição nas postagens para o GGN / LNO / Facebook...

Acho que tenho me adequado a atual situação postando um pouco em cada espaço. O importante é a obtenção do objetivo que, no meu caso, é a divulgação da vida e obra dos nossos talentosos artistas na MPB.

Grata e beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço