" É não é  a arte que imita a vida, é a vida que imita alguma coisa e que nos põe em contato com a arte." Esta frase de autoria do grande ator,diretor e dramaturgo francês Antonin Artaud refletiu e influenciou uma enorme geração de atores mundo afora,demonstrando a função do pensar e  do agir de um ator,incluindo o Brasil.

 Guarnieri,Valmor Chagas,Marília Pera,Bibi Ferreira,Tônia Carreiro,Paulo Autran,Cláudio Corrêa e Castro,Sérgio Cardoso,José Lewgoy,Cláudio Marzo,Tereza Rachel,Paulo José,Marcos Caruso e tantos outros,como Umberto Magnani,que veio a falecer ontem,aos 75 anos.

 Esta geração ,que está se retirando como é inerente ao ciclo da vida,se pautou pela prática do ofício da dramaturgia visceral,seja no teatro,cinema e TV,exercendo com dignidade o que é ser ator.

 Indubitavelmente somos produtos de uma época,não há dúvida.Somos influenciados pela época em que vivemos e pelos seus fatores externos e internos,pelos seus costumes e pelas diatribes temporais.

 Magnani,que muitos devem conhecer apenas das novelas da Globo e Record,foi um ator de ofício,atuando em cinema e teatro,além de produtor teatral.Caso Magnani hoje tivesse 25 ou 30 anos certamente seria outro ator,mais preocupado com a arte de esculpir o corpo ,ser galã ,aparecer em sites de celebridades e atuar em filmecos de bilheteria da Globo Filmes e em peças teatrais ditadas pelos patrocinadores.Como disse Tereza Rachel fazer teatro com compromisso realmente dramatúrgico está difícil desde o início dos anos de 1990. E  foi por isso ela teve que fechar o seu memorável Terezão.

 São poucos atualmente os atores que estudam a dramaturgia para aprimorarem seu ofício de ator,de atuar,de engrandecer a profissão.Quando ouço e leio que Grazi Massafera se tornou uma grande atriz fico boquiaberto,sem com isso desmerecer o seu esforço em se tornar uma atriz e não apenas uma celebridade.

 E não me refiro somente ao Brasil.Os grandes atores estrangeiros ainda vivos já ultrapassaram a casa dos setenta anos e são poucos os da nova geração que honram o ofício de atuarem como ator,mesmo que tenham que fazer uma porcaria de filme para conseguir recursos para fazer fazer uma grande peça teatral.

 

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço