Segundo o coordenador do Festival, Erisvaldo Borges, a participação do violonista Carlos Barbosa-Lima no evento foi uma iniciativa do próprio músico, que “ao tomar conhecimento do Festival Nacional de Violão do Piauí, ficou comovido com a iniciativa de um festival de tal porte e logo entrou em contato comigo manifestando interesse em participar deste evento, o que muito nos honra”,destaca Erisvaldo, lembrando que o músico irá ministrar uma masterclass e realizará um concerto dentro da programação do VI FENAVIPI.


Carlos Barbosa-Lima é paulista radicado atualmente em Nova Iorque (EUA). Carrega na bagagem 50 anos de carreira e vivência dedicada aos universos erudito e popular do violão. Morando no exterior há quase quatro décadas, o músico faz raras apresentações no Brasil. Já gravou mais de 60 discos e conta com mais de 2,5 mil composições, que vão desde a música clássica à tradição ibero-americana, ao jazz e aos trios latinos.





ENQUANTO AGUARDAMOS SUA VINDA À NOSSA QUERIDA TERESINA, VAMOS CURTIR SEUS VIDEOS.


"Melodia Sentimental", de Heitor Villa-Lobos.



"Batucada", de Isaias Sávio.



"Cochichando", de Pixinguinha.



"Sambolero", de Luiz Bonfá.



"Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá e Antônio Maria.



Nos dois últimos videos acima, Carlos Barbosa-Lima interpreta canções de Luiz Bonfá, que conheceu em 1955. Bonfá ao ouvi-lo tocar, o remete ao grande mestre do violão, Isaias Sávio que foi professor de muitos instrumentistas brasileiros.


"Luiz Bonfá, de imediato, deu-me um conselho. Eu roia as unhas, ele me disse pra deixar crescer, e colocou pimenta malagueta nelas. Parei em seguida. Ele também me explicou os fundamentos da técnica mais tradicional, com o objetivo de se poder tirar som do violão - usar unha de tamanho de curto pra médio, tirar som com a unha e com a polpa do dedo, por exemplo." (Carlos Barbosa-Lima - depoimento ao site Músicos do Brasil).


Sou "fanzona confesso", de Luiz Bonfá e de Carlos Barbosa-Lima.

Em 17 de outubro de 2009, se vivo, Luiz Bonfá completaria 87 anos. Fiz em sua homenagem o post "O Violão Universal de Luiz Bonfá".


Na aba de videos da minha Página tem vários videos do violonista Carlos Barbosa-Lima, destaco aqui "Caixinha de Música", de Isaias Sávio.

Informações sobre o VI FENAVIPI.


CARLOS BARBOSA-LIMA, Teresina lhe espera de braços abertos.


************

Exibições: 121

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço