VIOLETAS, IGUARIAS FLORAIS, TAMBÉM AFRICANAS

NA SEMANA DAS MÃES, AS VIOLETAS :

POST DEDICADO Á BELEZA, FLORAIS, DELICADEZA , CULTURA.

ASSIM COMO TODAS AS MÃES , MEMBROS DO PORTAL LN INTELIGENTES, PARTICIPANTES, EDUCADORAS, E PRINCIPALMENTE, MÃES.

LINDAS, DELICADAS, MARCANTES.

NA DECORAÇÃO, COMESTÍVEL, NAS ARTES, NÃO IMPORTA. SUA BELEZA UM TANTO QUANTO FRAGIL, TORNOU-A INCLUSIVE UM LLIVRO ESPIRITUALISTA , LIDO EM TODO O MUNDO E QUE DEU ORIGEM AO GRANDE SUCESSO TEATRAL, REPRESENTADO PELA ATRIZ ANA ROSA E O ATOR GUILHERME CORREA.


USADAS DAS MAIS DIVERSAS MANEIRAS, A VIOLETA DE ORIGEM AFRICANA, HOJE JÁ FAZ PARTE DOS VIOLETÁRIOS E COLEÇÕES PARTICULARES EM TODO CANTO.

SEGUNDO PESQUISA REALIZADA PELO BLOG DAS IGUARIAS E FLORES, CHEGAM MESMO À SER RARAS DEPENDENDO DA VARIEDADE.

BREVE RELATO SOBRE ,


A FAMILIA DAS VIOLACEAE

Trata-se de uma das mais belas e delicadas dentre as espécies ornamentais para cultivo em vasos no interior dos ambientes. É muito importante saber-se que as Violetas africanas (Saintpaulia ionantha pertencente à família das Gesneriaceae) nada têm a ver com as verdadeiras Violetas (Viola odoratissima pertencente à família das Violaceae). Trata-se de planta delicada com folhas dispostas em roseta com formato levemente arredondado e cobertas por penugem aveludadas geralmente verdes. As flores são belas e abundantes, inodoras, apresentando-se, conforme a variedade, nas cores rosa, brancas, azuis ou mescladas. As Saintpaulia ionantha são bastante fáceis de serem cultivadas a nível doméstico até mesmo pelos leigos pois, para isso bastará seguir as seguintes recomendações:

1. Localizar os vasos em ponto onde haja boa luminosidade natural indireta, de preferência junto a uma janela voltada para o nascente.

2. Regar sempre que necessário, na quantidade suficiente para manter o solo do vaso com umidade regular porém sem encharcamento. As regas devem ser aplicadas com um regador de bico fino diretamente sobre a superfície do substrato (solo do vaso), nunca sobre as folhas, para evitar manchas que não desaparecem e são causadas pela água em temperatura inadequada. Evite-se também molhar através do prato, pois na realidade esse deve permanecer sempre livre do acúmulo de água para que não ocorra a invalidez da drenagem.

3. Verificar sempre as plantas para identificar a ocorrência de cochonilha (que são insetos sugadores na forma de uma massa branca como pequenas bolinhas brancas ou marrons que aparecem no verso das folhas e ou nos brotos) e ou de pulgões. Para combater e eliminar esses tipos de insetos, utilize um cotonete de algodão embebido em calda de fumo que pode ser feito com um pequeno pedaço de fumo de corda picado que se deixa de molho em água durante 24 horas, passado esse período côa-se num pano e mistura-se com álcool em partes iguais. Esse procedimento deverá ser repetido até a eliminação dos insetos, o que geralmente ocorre após a 3ª ou 4ª aplicação.

4. Adubar com fertilizante líquido de fórmula 4-14-8 ou 12-36-14, num intervalo de 15 em 15 dias, adicionando o fertilizante sempre em quantidade mínima – 1 copinho de café por vaso.

5. Quando as flores estiverem murchando deverão ser cortadas, assim como também se eliminarão as folhas secas ou machucadas.

6. A multiplicação pode ser feita através das folhas mais velhas com pecíolo (cabinho) que são colocadas para enraizar em areia e à sombra. Após o enraizamento, quando surgir a brotação das mudinhas na base do pecíolo procede-se o seu transplante para um vaso de barro com substrato composto por 1 parte de terra arenosa e 1 parte de húmus de minhoca.Boa sorte!





VIOLETAS AZUIS




VIOLETAS COR DE ROSA




JARDIM SECRETO DAS VIOLETAS - TELA


VIOLETAS BRANCAS: USADAS COM SUCESSO NA DECORAÇÃO.



VIOLETAS AFRICANAS




VIOLETAS COMESTÍVEIS.



FONTES:PESQUISA GOOGLE, O JARDINEIRO(BAIRRO DA FREGUESIA-JACAREPAGUA RJ),

LA GOURMET NATURALLIS,







Exibições: 1406

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Comentário de Laura Macedo em 8 maio 2010 às 1:59
Carmen,
Parabéns por mais um post feito com tanto capricho e, também, pela referência ao dia das mães.
O painel que abre o post é de encher os olhos de tanta beleza e vivacidade.
Super beijo.

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço