Virada histórica: Apple agora vale mais que Microsoft

O CEO da gigante de tecnologia Apple, Steve Jobs, acaba de anunciar no seu Twitter @ceostevejobs: “Apple agora vale mais que Microsoft. Pode ser diferente amanhã, mas achei que valia a pena um momento de reflexão hoje...”. A notícia também já foi publicada no site do jornal The New York Times http://www.nytimes.com/2010/05/27/technology/27apple.html?hp. A Apple, fabricante dos iPods, iPhones e iPads, ultrapassou a Microsoft, a gigante do software do computador, nesta quarta-feira (26) para se tornar a maior e mais valiosa empresa mundial de tecnologia.

Numa negociação realizada nesta tarde, as ações da Apple subiram 1,8%, o que deu à empresa um valor de U$ 227,1 bilhões. As ações da Microsoft caíram cerca de 1%, dando à empresa uma capitalização de mercado de U$ 226,3 bilhões. Agora, a Apple só perde para a empresa americana Exxon Mobil, com uma capitalização de mercado de U$ 282 bilhões.

Esta mudança representa uma das mais impressionantes transformações na história dos negócios em todo o mundo, principalmente porque a Apple já tinha sido dada como morta uma década atrás. Mas o valor do rápido crescimento que acompanha a Apple por parte dos investidores também anuncia uma mudança cultural: os gostos dos consumidores superaram as necessidades das empresas como a força motriz moldando a tecnologia.

A Microsoft, com seu software Windows e Pacote Office, dominou o mercado de computadores e a preferência da maioria das pessoas durante quase duas décadas, e isso se refletiu em sua capitalização na Bolsa de Valores dos EUA. Mas o clique no teclado foi substituído pelo simples ato de tocar com um dedo em um smartphone touch-screen.

"É a virada mais importante que eu já vi no Vale do Silício", disse Jim Breyer, um capitalista de risco que investiu em algumas das empresas de tecnologia mais bem-sucedidas do mundo.

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço