VOLTA À DITADURA E A DEMOCRACIA BURGUESA DE FACHADA!


 Caros,a justiça do Rio de Janeiro autorizou na noite de segunda-feira,02,a identificação criminal de manifestantes mascarados em protestos que estarão por vir.Todo manifestante,de agora em diante,com o rosto coberto terá de se identificar e poderá ser levado para delegacia para coleta de fotos e impressões digitais.

 A medida foi solicitada pela Comissão Especial de Atos de Vandalismo e Manifestações Públicas,composta por membros do MP,Policias Civil( delegado Rochester) e militar.Será um banco de dados sobre os manifestantes,algo bem semelhante ocorrido na ditadura militar,o que fere o estado de direito do cidadão.

 A democracia burguesa,como todos sabem,tem suas limitações e tem aquela fachada de defender a liberdade de expressão,principalmente a grande mídia.Nada mais é que um retrocesso estratégico dos poderosos que se assustaram com a revolta dos indignados,não aqueles enrolados em bandeiras do país,não aqueles que entoavam o hino nacional,mas contra os mais pobres que sairam da periferia  e dos morros do Rio contra os descalabros e injustiças sociais impetrados pelos governos Cabral,Paes e Dilma.

 Quando o status quo da classe dominante se vê  ameaçada a democracia burguesa dá suas guinadas para a extrema-direita.Foi assim em 1964,com apoio explícito da classe dominante ao golpe militar.

 No bojo dessa ação há,também,que toda manifestação terá que ter autorização prévia das forças de segurança do estado.

 Este delegado Rochester,que faz parte dessa comissão ditatorial,é o mesmo que forjou um depoente para incriminar o pedreiro Amarildo e sua família como traficas da Rocinha,que apareceu na TV GLOBO,incriminação esta já desmentida.

 Será que os Vândalos são os Black bloc e os Anonymus e Anonymus,alvos principais dessa medida? Ou serão os responsáveis pelo funcionamento dos trens do Rio,que deixam milhares de trabalhadores impedidos de chegarem aos seus destinos? São os vândalos os que sucateiam a malha ferroviária do Rio e que ganham uma grana preta na concessão dada de graça pelo Estado? Serão os vândalos os culpados pelas milhares de vítimas no trânsito? São os vândalos culpados pelo fim da saúde pública,que dizima milhares de pacientes não só no Rio,mas em todo o país? São os vândalos que desviam dinheiro do contribuinte para propinodutos do metrô em SP,DF e outros estados da federação? Serão os vândalos que contraíram uma enorme e impagável dívida interna de quase 1,5 trilhão de reais ? São os vândalos que traficam armas,o tráfico mais lucrativo do Brasil e do mundo ? São os vândalos que estão nas assembléias estaduais  e municipais,ganhando horrores de salários e  outras regalias? Sim,são os vândalos que estão ganhando 26 mil pilas na Câmara federal e no Senado,que usam o nosso dinheiro para pegar helicópteros para viagens orgiátsicas em Porto Seguro ou alugam carros fictícios em seus estados de origem às custas dos contribuintes?

 E por que os PMs continuarão a perpetuarem chacinas e desaparecimentos pelo Brasil afora sem punição? E por que os soldados da PM continuarão sem identificação em seus uniformes nos dias de manifestações ? E por que permanecerão os P2s infiltrados na galera para identicá-los e dedurá-los?

 Vivenciamos,agora,uma contra-ofensiva do sistema contra a ofensiva dos indignados por reformas estruturais que caberiam no âmbito do sistema.Todavia,a burguesia periférica,lambe botas há décadas do capital mundial,se nega a ceder o mínimo.

Exibições: 129

Comentário de Nena Noschese em 6 setembro 2013 às 10:33

Meu Caro Argonauta,

Cara coberta é meliante, manifestante tem que estar de cara limpa.Manifestante não se esconde, ele manifesta quem se esconde é meliante, ou seja não confunda ...... Punto e basta.

Comentário de Marcos Carnavale em 6 setembro 2013 às 11:33

 Nena,a polêmica é sempre salutar.Uma pergunta: e o PM que retira a sua identificação do seu uniforme tanto em manifestações quanto em blitz para extorquir dinheiro,é o quê?

 Esta ação do governo Cabral fere o estado de direito democrático.Os professores em greve da rede estadual,sem estarem com os seus rostos cobertos,apanharam da PM na Seeduc ! Os poderosos se assustam quando a perifa vai às ruas protestarem contra um sistema bruto e desigual,então o sistema age com rigor,com arbitrariedade.E os manifestantes revidam quando apanham,toda ação tem sua reação.E olha,Nena,que são demandas no âmbito da democracia burguesa,como a revogabilidade dos mandatos dos parlamentares,diminuição drástica dos seus salários,fim da aposentadoria especial dos mesmos,acesso à saúde de qualidade e uma educação pública de qualidade,destinando 10% do PI à educação pública,mobilidade urbana,em suma,foram pautas reivindicatórias que milhares de vozes clamaram nas jornadas de junho e que continuam a serem pautadas.Se vc não sabe,Sidney,na Austrália,tem tarifa zero para os transportes públicos,em Nova Iorque,a atual prefeitura,fechou a Times Square para os carros,permitindo apenas ciclistas  e transeuntes circulando.Enquanto o captalismo periférico brasileiro inunda de carros as nossas cidades,nos EUA,e olha que sou insuspeito em relação a este país,o número de carteiras emitidas aos jovens motoristas caiu pela metade,pois há o incentivo,agora,do uso dos transportes públicos.Aquela política norte-americana de inundar de carros os subúrbios norte-americanos de algumas cidades trouxe o caos,a cidade emblemática,antes a meca das grandes nontadoras norte-americanas,pediu falência,milhares  de moradores abandonaram esta cidade e voltaram para os grandes centros devido a falta de transportes públicos e oportunidades de empregos.Brasília,um outro exemplo,foi projetada pelo então viés modernista de ser a cidade do futuro,pois o futuro,na época no país,era o automóvel.O que se vê no DF é a total falta de mobilidade urbana,inexiste transporte público,o trânsito chafurda num caos sem fim e os trabalhadores levam,em média,quase duas horas para retornarem para suas casas.

 Saluto para ti!

Comentário de Marcos Carnavale em 6 setembro 2013 às 12:00

 Nena,a cidade norte-americana que pediu falência é Detroit,esqueci de colocar na minha resposta .Detroit era a meca das grandes montadoras de autóveis dos EUA...era!

Comentário de Marcos Carnavale em 7 setembro 2013 às 10:31

 Caro Valcir,toda polêmica é boa.Não sei se você leu todo meu artigo.O governo Cabral,acuado e sem prestígio algum perante a população,parte para ofensiva,utlizando o aparato de segurança para desbaratar os Black Bocks.Vandalismo é o que faz o Estado e sua classe dominante contra os menos favorecidos e vc bem sabe quais são.

 Manifestação não é uma festa cívica,com meninos e meninas de caras pintadas cantando o hino nacional.No Chile os movimentos estudantil e sindical estão nas principais ruas de Santiago e outras cidades contra a política neoliberal do governo de direita e a grande mídia nacional nãos os rotulam de vândalos.

 Em maio de 1968,Paris e demais cidades francesas se ergueram barricadas e prédios públicos e privados foram pichados e muitos intelectuais,até hoje,incluindo os liberais,louvam aquele movimento como um marco histórico.

 O que Cabral e sua PM fazem é barbárie contra os que querem ele fora do governo do RIO !Pense bem,quando vc é agredido obviamente você reagirá.Uma pergunta: e o Amarildo,foi parar aonde?

 A mídia grande,outra pausa para sua reflexão,incutiu na cabeça das pessoas que todos os que protestam de maneira incisiva são vândalos e bandidos,isto é,criminalizou os movimentos sociais.

 Em Brasília,o espúrio governo Agnello proibiu(!) que os manifestantes se aproximem de um raio de 1 quilômetro do faraônico estádio,mais de 1,5 às custas dos contribuintes,caso eles não obedeçam a PM irá baixar o sarrafo.Isto fere o direito de ir e vir,fere o estado de direito democrático,mas,como deixei bem claro,a democracia burguesa tem os seus limites.

 Obrigado pelo seu comentário.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço