Na noite do dia 10 de abril, pelo menos 400 pessoas comprimiram-se no Cine-Teatro Assembleia, que comporta confortavelmente 250, para assistir ao show eletrizante de Yamandu Costa.

Com seu estilo inconfundível, Yamandu demonstrou os efeitos que é capaz de produzir num violão. Com incrível competência, alterna levadas suaves e delicadas com pegadas violentas que pareceram desconsertar o instrumento e o público.

A VII edição do FENAVIPI foi marcada pela pluralidade de timbres: do clássico ao popular. Entre a delicadeza de Ulisses Rocha e os transbordamentos de Yamandu, só existe uma coisa em comum: a beleza contagiante. Não seria exagero afirmar que o festival contemplou as mais diversas vertentes da música violonística. O público, encantado, agradeceu.

Impossível “enquadrar” Yamandu Costa em qualquer categoria musical a não ser na da genialidade. Em cena, o moço, com ar de menino travesso, transforma-se numa exuberante usina de sons. Senhor do palco, pode dar-se ao luxo de assobiar e até cantarolar frases musicais. A plateia riu, encantou-se e, naturalmente, aplaudiu.


A plateia também foi ao delírio quando o violonista Rogério Caetano foi chamado ao palco por Yamandu. Os dois arrasaram, principalmente tocando choros inesquecíveis. Eu que sou uma “chorana” convicta, fiquei em estado de graça.


 


Entre os que aplaudiram o show do inqualificável violonista, estavam o Governador do Estado, Wilson Martins, e a primeira dama, deputada Lilian Martins.

“Uma noite inesquecível”, afirmou o governador. Não se esquecendo de louvar a habilidade dos garotos piauienses: Caio Leon e Leonardo Di Caprio, que abriram o show de Yamandu.

 

 

Caio Leon, 12 anos (E) e Leonardo Di Caprio, 11 anos (D)

 

 

Não fosse lugar comum, poder-se-ia dizer: o festival fechou com chave de ouro! Melhor dizer: alargou horizontes e colocou o FENAVIPI entre os maiores festivais do Brasil.


 

 
************

Fonte: Blog do FENAVIPI


************

Exibições: 262

Comentário de Laura Macedo em 16 abril 2011 às 22:20

Suely,

Eu que agradeço pelo comentário. Valeu, mesmo! :))

No meu blog, aqui no Portal, você encontrará outras matérias relacionadas ao VII FENAVIPI.

Beijos.

Comentário de monica bastos em 16 abril 2011 às 23:27
Li o texto também e senti a mesma vibração apaixonada. Parabéns!
Comentário de Gregório Macedo em 17 abril 2011 às 2:46

Foi realmente uma sucessão de virtuoses.

Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço