FAP RJ 100 Anos NELSON RODRIGUES homenagem ao Pioneiro da Moderna Dramaturgia Brasileira

NELSON RODRIGUES ( 1912 - 1980 ) Dramaturgo, romancista, jornalista e comentarista . Nasce em Recife e ainda criança muda-se para o Rio de Janeiro. Filho de Jornalista, começa aos 13 anos a trabalhar como repórter no jornal do pai. Resolve escrever para Teatro para aumentar sua renda.
VESTIDO DE NOIVA peça escrita em apenas uma semana, em 1941, e encenada dois anos depois, que mudou de fato a vida de NELSON RODRIGUES. Pela primeira vez na História do Teatro Brasileiro, um texto dramático substituía o surrado cenário das comédias de costumes pelo espaço dos planos de realidade, da memória e da alucinação. As inovações de VESTIDO DE NOIVA logo fizeram que ela saltasse do campo restrito do Teatro para outras Artes. Escreveu-se que a dramaturgia ingressava, pela primeira vez, no domínio da literatura.
Seria mais adequado dizer que o TEATRO , com espetáculo, se universalizava `a maneira das outras artes modernas e NELSON RODRIGUES representava para o Palco que trouxeram Villa-Lobos à música, Portinari para a pintura e Carlos Drummond de Andrade para poesia. A dramaturgia Rodriguiana constituiu o mais amplo painel da sociedade urbana brasileira. Por meio de linguagem límpida, sucinta, vibrátil e a capacidade de expor os desejos menos confessáveis de suas personagens, NELSON RODRIGUES abriu caminho para Todos os Autores surgidos nas últimas décadas
http://projetovn.blogspot.com.br/
Rede FAP http://www.redefap.org.br/
@ Clipe Internet Delcio Marinho Gonçalves
riodejaneirocultural@gmail.com

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 25

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço