Manhã de Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Manhã de Carnaval é o nome da canção mais popular de Luiz Bonfá e Antonio Maria, gravada na trilha sonora do filme Orfeu Negro, em 1959. Esta canção se tornou tradicional nos meios de jazz estadunidense e é tocada regularmente também por muitos artistas internacionais. A canção é considerada uma das mais importantes canções no mercado do jazz brasileiro nos Estados Unidos da America, que ajudou a estabelecer o movimento da bossa nova no final da década de 1950.
Existem também outras versões da música com letra adaptada para o inglês, mas a versão mais popular, até mesmo no estrangeiro, ainda é a de nome e letra em português.[1] Vários grandes nomes da música já interpretaram esta canção, com versões instrumentais ou a versão original com vocais, nomes como: Chet Atkins, John McLaughlin, George Benson, Placido Domingo, Stan Getz,Cher, etc.
Manhã de Carnaval introduziu Luiz Bonfá à fama com reconhecimento internacional em 1959: apresentando a bossa nova ao mundo todo com sua vasta produção sonora em discos de diversos artistas; com o lançamento internacional do filme Orfeu Negro; e, com a apresentação de vários shows de Luiz Bonfá no exterior além de outros nomes populares do mercado de música internacional interpretando esta canção ao vivo nos auditórios de outros países (ver gravações abaixo).

A Canção de Orfeu Negro

Embora a maioria das canções do filme "Orfeu Negro"[2] tenham sido compostas por Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, enquanto que Manhã de Carnaval era apenas uma das duas canções do compositor, Luiz Bonfá---a outra canção sendo "Samba de Orfeo"---, "Manhã de Carnaval" foi a canção que ficou popularizada e consagrada internacionalmente como o tema do filme. Tal foi o sucesso de Luiz Bonfá com "Manhã de Carnaval" que esta levou-o para os EUA para uma série de aparições na TV.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manh%C3%A3_de_Carnaval

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 138

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço