Onde fomos parar: A vida no fim do império.

What A Way To Go: Life at the End of Empire [Legendado PT-BR] é um documentário, sobre a verdadeira crise que assola a humanidade no momento atual. Nele são discutidos muitos aspectos da calamidade que se anuncia; aborda temas como o esgotamento do petróleo, mudanças climáticas, superpopulação, espécies em extinção e outros. O capitalismo, com sua lógica de expansão permanente, construiu nos últimos dois séculos, uma sociedade que multiplicou sua população sete vezes e a concentrou caoticamente em cidades, à custa da predação de diversos biomas e da exaustão de recursos minerais não renováveis.

Tudo foi possível, graças ao emprego de imensos recursos energéticos que permitiram elevar a produtividade dos agricultores e manter, de maneira precária, o inchaço das cidades. O impasse que agora defrontamos está sinalizado, no esgotamento do principal recurso energético, o petróleo, que mostra uma produção praticamente estagnada desde 2004 e aponta para o seu inevitável declínio extrativo. Sem energia, os problemas se agravarão, não será possível praticar as formas de produção agrícola que hoje representam, o grosso da safra de grãos que sustentam sete bilhões de seres humanos. Também será dificultosa a obtenção de recursos minerais, inclusive de adubos e dos próprios materiais energéticos

O capitalismo é dependente do contínuo crescimento da economia. A acumulação financeira perseguida pela classe dirigente só é possível, com o crescimento econômico obtido pelo emprego massivo de energia. Os problemas vão se avolumando e há um descaso visível com estas questões fundamentais, não se discute abertamente com as populações sobre o perigo que nos rodeia. A tentação de saídas autoritárias, para guerras e violências, é uma ameaça concreta, por parte de uma classe dominante que tem consciência do que nos aflige, mas se omite de promover o debate público e faz pouco caso de problemas demasiados sérios. Parecem dispostos a manterem os povos desinformados, para os assaltarem com soluções totalitárias.

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 118

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço