Um tópico só para desejar felicidades ao colega Mario Abramo, o "gentleman" do Portal, que aniversaria hoje (14/junho.)

Meus parabéns e um grande abraço a um dos comentaristas mais sensíveis, divertidos e solícitos!

E por aqui se segue sem a categoria "festa"...

Exibições: 2525

Responder esta

Respostas a este tópico

Afinal chegou o dia dele! Abraços, Mário, tudo de bom para você.

AnaLú

Mário, parabésn !

Felicidades, saúde e alegria !

Abração.

Nilva

Niki eu vi o tópico, garrei a maginá: "virgem santa que a fome era tanta". O que vai rolar de escalafobéticas bebidas e saborosos acepipes, não está escrito nas estrelas e nem no gibi. O cidadão em questão sublimou de tal maneira seus três instintos básicos, que chegou às raias da sofisticação. Bom gosto é com ele mesmo. Como amizade e solidariedade é comigo mesmo, lá vai o meu fraterno abraço. Congratulações, abraços e agradecimentos, pois esse 55 aí, me deu um palpitão para o zoológico.

Car@s tod@s,

Vamucombiná, ser chamado de "gentil" pelo próprio mestre da delicadeza é summa c** laudae. E eu, bobo e babão q sou, "os óio se enche d'água/que até a vista se atrapaia".

Mas vamu em frente q atrás vem gente, a cadeia de significante já deslizou (paraê, ô pô, larga mão desse francês maluco):

Pro Sôripes, um ligeiro quebra-jejum (ou pequeno-almoço, como soi ser do agrado de nossos primos d'além mar): bolo de puba e mingau de tapioca. Saudade da minha terra que não é minha mas ficou sendo.

Pras moças, comme il fault, um suquinho (só pq é muito cedo, mais tarde a coisa é diferente)

Mário,

Bom-dia y hapiness.

Um tim-tim com refresco de umbu.

Beijos.
Mario,
bolo de puba e mingau de tapioca é "manjar" das terras da Bahia. Conheci um mestre na preparação das iguarias. Tenho a reclamar da interrupção da cadeia de significantes. Onde iria parar a formação da série? A saída são as reticências, as sempre e conhecidas e seguras reticências......Falando sério, é bom estar por aqui no seu niver. Feliz aniversário, amigo Abramo! Beijos

(em off e baixinho, pq tem mestre em Lobato presente... gosto mais como suspensão de significantes das três estrelinhas da Emília: Condessa de ***)

Mario,

Endosso todos os elogios, e faço coro aos votos de felicidades.

Fiquei curioso sobre o tal bolo de puba. No início achei que era um erro de digitação, que o bolo seria o tradicional fubá. Depois que vi a Ivanisa referir-se ao mesmo como um manjar não resisti a tentação de pedir-lhe mais detalhes sobre o dito cujo e, se possível, a sua receita.

Abraços fraternos

Sanzio

Sanzio, estou esperando o Mario dar a receita. Puba é bolo de polvilho azedo com muitas gemas e leite de côco, assim como o Sousa Leão de Pernambuco. Se bem que a versão baiana tem menos gemas. Esses acepipes dignos de um banquete teem origem na terrinha, nosso querido Portugal. Lá, se fermentavam as uvas com claras e as gemas iam para os doces. E aí ofereço ao Mario o direito de escrever a série de doces portugueses feitos de gemas. Beijo

Atendendo a pedidos:

http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=25&codi...

Bolo de Puba

São 3 receitas , escolha a sua.

Bolo de Puba
Ingredientes:
1/2 kg de farinha de puba
6 ovos batidos.
1/2 kg de açúcar
 2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de leite

Preparo:
Msture com 6 ovos batidos a farinha de puba.
Junte o açúcar, manteiga e o leite.
Misture muito bem a massa e leve ao forno quente distribuída em forminhas. 

Bolo de Puba com Leite de Coco

Ingredientes: 
1 litro de puba ( goma de puba extraído da mandioca )
3 ovos
1 litro de leite comum
200 ml de leite de coco
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal  

Preparo: 
Bata tudo no liquidificador.
Coloque a massa em forma untada e asse.  

Bolo de Puba Amanteigado

Igredientes:
1/2 xícara de manteiga ou margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
3 xícaras de massa de puba
1 xícara de leite de coco
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento

Preparo:
Bata bem o açúcar com a manteiga e as gemas.
Junte os outros ingredientes menos as claras que são batidas em neve.
Junte as claras delicadamente.
Coloque em assadeira untada e polvilhada e leve para assar em forno forte.

Dica:
Em todas as receitas pode acrescentar cravos socados a gosto.

Veja a receita de Massa de Puba 

Contribuição dicionárica (do Aulete digital)

(pu.ba)

sf.
  1  Bras.  Massa de mandioca deixada de molho até amolecer e fermentar; CARIMÃ; MASSA PUBA: "Ajudava a velha Luisa a fazer o mungunzá e o mingau de puba que ela vendia à noite no terreiro." (Jorge Amado, Jubiabá)
  2  Bras.  Terreno úmido e coberto de capim
  3  N.E.  Pop.  Demasiado apuro no vestir; FACEIRICE.

sm.
  4  N.E.  Boi gordo; boi de corte

a.
  5  Bras.  Mole, molengão

[F.: Do tupi pubae 'fermentado'.]

(fu.bá)

sm.
  1  Farinha de milho ou de arroz us. em culinária (angu de fubá)
  2  N.E.  Pop.  Bagunça, confusão, desordem

[F.: Do quimb. fuba.]

Fubá mimoso  
1   Bras.  Fubá muito refinado.

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço