Prezados,

Mais que justa homenagem ao grande e saudoso amigo ADEMAR FERREIRA DA SILVA, no HALL DA FAMA, é um alento aos afro-brasileiros que lutam por dignidade:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/adhemar-ferreira-da-silva-...

Era muito jovem quando convivi com a lenda ADEMAR, ele tinha 60 anos, homem culto, simples e gentil: quando nasci, 1953, ele já era medalha de ouro nas Olimpíadas de Helsinque (1952). Fazia questão do tratamento em igualdade de condições formais - éramos todos Conselheiros - e me chamava de ´Chefe´ pois exercia a Secretaria Geral do Conselho e tive a honra de ser um dos mais jovem conselheiros ao seu lado neste que foi o primeiro órgão público criado por lei para produzir políticas públicas de combate ao racismo - em que não se cogitava as cotas raciais - mas apenas, simplesmente, ações afirmativas.

Aproveito aqui a justa homenagem para consignar um pouco da história da boa luta contra o racismo no Brasil em que tivemos ADEMAR como referência e inspiração.

Dentre os demais ilustres Conselheiros do Conselho inspirados na doutrina participativa do governador FRANCO MONTORO em 1994 com apoio de ADEMAR FERREIRA DA SILVA fomos nomeados pelo sucessor, gov. ORESTES QUÉRCIA, em 1997.

Além de ADEMAR convivi no Conselho com Dr. FRANCISCO LUCRÉCIO, veterano ativista da Frente Negra o primeiro grande embate político dos afro-brasileiros e que foi extinta em 1937 por Getúlio Vargas na onda do Estado Novo. Também ali convivi com MILTON SANTOS, TERESA JACI SANTOS, MARIA APARECIDA BENTO, IVAIR AUGUSTO ALVES SANTOS, Dr. OSMAR DE CARVALHO, prof. EDUARDO DE OLIVEIRA, ALBERTO FERREIRA, OSCARLINO MARÇAL e tantos outros.

Desde o Conselho, do qual fui Secretário Geral de 1987-1994, coordenamos a mobilização de protestos para o ´Centenário da Abolição´ em 13/5/1988; fomos interlocutores nos debates pré-constituintes para a Carta Cidadã de 1988; mobilizamos e juntos com os APNs - Agentes Pastorais Negros, recepcionamos o Bispo Desmond TUTU - "Seja gentil com o homem branco, ele precisa de você para redescobrir sua humanidade." - Prêmio Nobel da Paz (1984) e que vinha pedir apoio para a libertação de NELSON MANDELA e pelo fim do regime de Apartação racial na África do Sul; em 1991, integrei a comissão de recepção a MANDELA, já liberto.

A partir de indicação do Conselho, integrei a primeira Comissão Especial de REgularização de Terras de Remanescentes de Quilombos, junto ao ITESP/, designados pelo governador MARIO COVAS.

Enfim, o Conselho, com ADEMAR fez história na luta contra o racismo.

Exibições: 234

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

errata:

" Dentre os demais ilustres Conselheiros do Conselho inspirados na doutrina participativa do governador FRANCO MONTORO em 1994 com apoio de ADEMAR FERREIRA DA SILVA fomos nomeados pelo sucessor, gov. ORESTES QUÉRCIA, em 1997", leia-se, 1984 e 1987, respectivamente.

Poxa vida você conhecia ele mesmo? MILTON SANTOS também...
Sobre as cotas? Creio ser uma ação afirmativa justa também...

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço