Belo Monte, a hidrelétrica que dizimará milhões de formas de vida...

O vídeo que segue é um alerta.

 

Depois não poderemos colocar a "culpa no governo", dado que o governo,

quem deveria fazer, somos nós. 

 

Mas vamos só teclar, certo?

 

https://www.youtube.com/watch?v=4k0X1bHjf3E

 

Enfim, neste 05 de junho, tem passeata Pró Xingu, quem está interessado?

 

Exibições: 476

Responder esta

Respostas a este tópico

Será em diversas capitais do país, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo começam.

 

Em São Paulo será na Av. Paulista, 1578 desce no Metro Triano MASP, anda

três passos. Chegue as 14hs, ou a hora que te for conveniente. Mas vá.

O Brasil é nosso! 

 

Cara Carmem

 

Desculpe-me, não pude assistir ao vídeo pois este é eivado de erros e de imprecisões deliberadamente postas de forma pomposa para impressionar a população.

 

Só para dar um exemplo, nos primeiros minutos do filme vários mentiras são ditas, primeiro eles citam que a Curva Grande secar, o que não corresponde a realidade é só olhar o projeto, segundo eles dizem que as comunidades ribeirinhas vão ter que deixar a pesca, que é outro erro, é só verificar o que ocorreu em outras barragens na Amazônia, terceiro eles falam dos reservatórios dos canais como estivessem sendo construídos sobre floresta primária o que é um erro, ou seja em menos de dois minutos há uma série de imprecisões com o objetivo de confundir as pessoas de boa vontade.

Rogério,

vou entrar em contato com o pessoal do IB da USP para me informar direitinho sobre os números, porque não sou engenheira ambiental, não fui até lá, e neste caso, tenho que acreditar no que minha intuição me diz; que mentira contada com muita pompa, é mentira mais perigosa. Toda mentira é ruim, mas algumas são terrivelmente danosas. 

 

Vou tentar este contato, esta esta semana. Porque até lá, o povo carece de informação, já andei tentando. 

 

Você é o engenheiro que está encabeçando a hidrelétrica? 

Ok. 

 

Uma única espécie vegetal perdida, e já seria uma tragédia. O lugar é rico em espécies endêmicas. Os botânicos que vieram antes são todos tolos? Tudo que se aprende sobre desenvolvimento sustentável é balela? A-hã. 

 

Eu só quero entender. 

Estive em contato com os Índios, foi com eles que senti a gravidade da situação. 

 

E estou mesmo disposta a mudar de idéia, desde que seja com mais que palavras. 

Me ajuda?

Baci ed abbracci 

 

Carmem

 

Eu trabalhei em projetos de hidrelétricas há mais de 20 anos (me formei em 1976 e trabalho até hoje, não no setor elétrico), acompanho a evolução, mas não tenho NENHUMA LIGAÇÃO COM NENHUMA FIRMA QUE CONSTRUA HIDRELÉTRICAS.

 

Agora a formação técnica me permite através do projeto que está ao alcance de todos emitir algum juízo de valor. Além do mais, quando vejo alguns absurdos, eu pesquiso, acho a fonte e fico melhor informado, não me acho conhecedor do assunto com a profundidade que gostaria, porém como trabalho no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, tenho um número razoável de especialistas nas mais diversas áreas para perguntar, e para nossa satisfação formamos um grupo de professores, pesquisadores e alunos nas mais diversas áreas (engenharia, física, biologia, matemática, climatologia,...., todos dedicados a água).

 

Quanto aos índios, não precisa ter barragens para a deterioração de sua qualidade de vida, inclusive acho que com a barragem eles podem ter contrapartidas que melhorem em muito a sua vida sem precisar mudar de maneira forçada os seus hábitos.

Rogério, 

os detalhes dizem bastante do todo. 

Sua pronta disposição em me dar explicações, me deixa comovida, porque vejo um homem de boa vontade. Isto não é pouca coisa. Grata.

 

Bom, não é necessário ser um gênio, para observar o que o homem vem fazendo com tudo. Temos condições de criar combustível viável, mas queremos o fóssil, quando este seria adequado à outras eras, às frias. Queremos sempre aquele que está no mais profundo da terra, é como querer tirar espinhas do rosto de um adolescente, com uma furadeira :-(

 

Mas estou bem cansada, e preciso acalmar meus cachos, ter meu "sono de beleza", você sabe. 

 

Você só me disse que estudou. Ok. O quê aconteceu com o Sul? Ok. Resposta dada. 

Nada mais a declarar, porque vidas são bobagens, eu esqueci deste detalhe. As enchentes são pura bobagem que o humano criou para dar emprego. Cheia na natureza, não é enchente. Enchente é o homem quem cria, desenha, assina projeto, compra e paga, e escraviza. Você sabe. Você sabe muita coisa.

 

Sim, água é vida, mas água também afoga, e muitas coisas mais. A locomoção das água na região gerará um desequilíbrio, onde o que era vida, se transformará em epidemia. É isto que você quer ver? Você é seguidor do apocalipse? (per favore, un riso solo)

 

O que existe ali de bioma, não existe em nenhum outro lugar. E enquanto não dispormos de verdadeiro investimento científico para o que AINDA TEMOS será o maior terror a se cometer contra a humanidade, destruir o que é perfeito. Você sabe do que estou falando. 

 

Tenho a impressão que nos falta compreender o espírito da coisa, não das almas andantes que alguns dizem que podem ver. Me refiro a ALMA DA VIDA, que pulsa e exige que você, eu, nós e todos, abramos os olhos. Sem demagogia mi mi mi de que é para "ajudar os pobres, ajudar os índios, ajudar os sem escola". Este tema já não convence mais. O mundo não é só do branco europeu. Ainda que muitos se comportem como se fosse. Ali existe uma CULTURA INDÍGENA que precisa ser preservada. 

 

Você é conhecedor de hidrelétricas, então sabe mais do que eu o mau que está por vir. Porque sei, sinto que você tem honestidade intelectual, mas está apenas apegado ao que no passado; fez sentido. Estamos em 2011, esta depredação ambiental não tem a menor razão de existir, a não ser a ganância de impor um risco: destruir vidas. Em todos os níveis. 

 

E sabe, sou meio feiticeira, eu temo mesmo é pela saúde da presidenta Dilma, ela não merece sofrer. Não merece mesmo, porque é mulher lutadora, a admiro de verdade. E dizem que quem faz mal à Natureza, padece muito no final da vida. Mas isto é conversa de minha avó, mulher, que, segundo você, não deve ser ninguém. Hoje ela é espírito :-)

 

 Você é do bem, só é muito inocente. Nem todo mundo precisa de hidrelétrica, porque existe muito SOL naquela região e será bem mais barato gerar energia solar. E aí, já é chover no molhado. 

 

beijo e bons sonhos, Rogério.

Ah, sobre detalhes, é Carmen, não Carmem. :-)

 

Quase todas as vezes coloco Carmen, algumas escapa, desculpe. Bons sonos, amanhã ou no fim de semana podemos continuar.

Todas as vezes que você colocar, Rogério, vou ter o poder de desculpar. Mas não desculpo não, porque não tenho o poder de tirar a culpa de ninguém. rsrsrsrsrs 

 

Vou, em protesto, vez ou outra, negar o acento do seu nome, pode ser?

:-)

 

 

Foi Carmem de novo? Desculpe CARMEN.

Você conhece o PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA? Não?! E pelo jeito nem vai conhecer, porque nosso maravilhoso governo simplesmente ignora o fato de que o PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE nomeado pela UNESCO, que abriga um dos maiores patrimônios arqueológico do mundo está sem verba fixa de manutenção e deverá encerrar suas atividades no mês de julho. Leia a carta que a Dra Niéde Guidón, arqueóloga presidente do Parque escreveu para o Presidente do Instituto Chico Mendes, e até hoje não obteve resposta.. http://db.tt/mCUhWFm

isto é colinha, mas vale do mesmo jeito,

certo?

E ainda tenho o descaramento de te enviar uma pedido de amizade rsrsrs

Porque isto não é pessoal. São seus interesses também, mas você ainda não percebeu, Rogério. 

:-)

 

Carmen

 

Não recebi o teu pedido de amizade, pois se recebesse já teria respondido.

Agora, temos coisas em comum, exemplo, gostamos de cachorros.

Quanto ao parque, é um absurdo, e não é só este, mas me parece que há neste caso uma disputa de belezas entre arqueólogos. Não me lembro bem da história, mas há uma desavença teórica que virou algo pessoal entre pares. Talvez alguém que estiver lendo que saiba melhor do assunto que nos atualize.

Rogério,

você viu este vídeo?

 

Por favor, me diga, por quê só o seu e o meu modo de vida é que estão certos?

Já está mais que comprovado que o capitalismo, que o apreço afetuoso pelo "deuspetróleo" está nos levando à destruição, por quais cargas, vou continuar dando corda para este modelo de vida?

 

Se "belomonte" prodizirá 1.3% da energia que o Brasil precisa, por quê não podemos investir isto em propaganda para dar consciência ao coletivo da importância da economia? Por quê chamamos de progresso, ruas atoladas, pessoas nervosa e medicadas? 

Te juro, quero muito responder a estas perguntas, sem demagogias de "evolução", porque o que chamamos de conforto, tem se manifestado doença. O conforto excessivo provoca muitas patologias desde obesidade até diabetes. Desde estresse por incompetência até anorgasmia e disfunção erétil.

Apenas pensando, caro amigo.

 

Beijos e um lindo final de semana pra todos.

Segue o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=ZmOozYXozb8&feature=BFa&list...

Outra mentira do vídeo: eles alegam que os esgotos das cidades ribeirinhas irão para o grande lago que se formará.  Ué, para onde estão indo esses esgotos, hoje?

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço