A Revista Veja, para mim, é um catálogo de produtos. E não é uma metáfora! 52% das páginas da Veja, pelas quais as pessoas pagam, são de publicidade. Gosto da Carta Capital. Declarada minha parcialidade, declaro agora uma inquietação:
Veja e Carta Capital parecem compartilhar uma imagem de capa.

Veja [agosto/2006-eleições] – associado à imagem de uma moça negra está o texto-legenda: “Nordestina, 27 anos, educação média, 450 reais por mês, Gilmara Cerqueira retrata o eleitor que será o fiel da balança em outubro”.

Carta Capital [novembro/2010-eleições] – associado à imagem de um senhor negro lê-se o texto-legenda: “Estimulada por uma campanha raivosa, parte do eleitorado da oposição declara ódio aos nordestinos. A quem interessa dividir o Brasil?”

Segundo o Censo Demográfico de 2000, nordeste e sudeste são as duas regiões do Brasil com maiores populações negras [pardas incluídas]. No nordeste, há 35 milhões de negros. No sudeste, 32 milhões. Até onde eu sei, os votos dos eleitores nordestinos têm o mesmo peso dos do sudeste. Ou não? Se a população de negros do sudeste é muito próxima à do nordeste, então... ué?!

Por que, sempre que se quer representar os eleitores nordestinos – para o bem ou para o mal [ressalto que esse “bem” definitivamente não tem a ver com o jingle do Serra] –, usa-se a imagem de uma pessoa negra? Em outras palavras, por que o eleitor nordestino, considerado ignorante por um grupo que se acha branquinho, bonitinho e do bemzinho [agora tem a ver com o Serra!], em geral do sudeste, é representado por negros? O que o negro significa – de ruim, claro! – para alguns segmentos da sociedade brasileira que o faz ser escolhido sempre que se quer vincular nordeste à ignorância política?

cf. http://pelamoordedeus.blogspot.com/

Exibições: 260

Responder esta

Respostas a este tópico

Há tantos estereótipos a quebrar... A coisa mais fácil de achar na zona da mata nordestina é galego do olho claro. Falo isso, o povo pensa que eu tô brincando. Não é. Tem que fazer um movimento em defesa de cotas para descendentes de portugueses na TV! Não existe um Silva sequer em atividade na TV brasileira! Nem um único Santos!!

Como são os sobrenomes mais comuns nas listas telefônicas, podemos deduzir que o Brasil não esta na TV do Brasil. Espie os nomes dos atores de Malhação, o futuro da TV... Pois é. Se não tem lugar para português, imagina para meus parentes! Que tem essa arrenga com o tema do post? Estereótipo! Lidamos o tempo todo com estereótipos.

Sou afro-brasileiro e acho hilário essa mania que certas empresas têm de, para garantir que não são racistas, colocar na publicidade negros. É óbvio que o Brasil tem muitos negros, mas a massa brasileira É MISTURADA GERAL! O tipo físico de Marcos Palmeira devia ser o usual, o majoritário na TV brasileira e como ele, só tem ele na TV! Ou seja, ou negão ou polonês...! Quinhentos anos de miscigenação para virar... Xerox dos EEUU. O Brasil é isso e muito mais! O Brasil é lindo! É coloridissimo!!!

O Brasil é, realmente, um lugar com vocação para a imitação formal de modo inacreditável...
Entretanto como soaria se a Carta Capital, colocar uma foto de um eleitor branco e de olhos azuis(por exemplo, o gov. eleito por Pernambuco, Eduardo Campos), como representante dos nordestinos?
Vamos parar com isso, racismo é muito tribal. Os negros deste país são lindos, mas penso que devem buscar o seu desenvolvimento, parar de culpar os outros.
Aqui no RGS onde a maioria é branca e indígena como eu, já tivems um governador negro, o Sr. Alceu Colares, que aliás é um ótimo advogado e sempre que pode está colocando as suas idéias na imprensa. Temos o Senandor Paim que foi nesta eleição o Senandor mais votado. O que eles tem em comum; a sua inteligencia, a sua autoestima e vontade de ajudar o seu povo. Reverencio todas as raças destes país e acredito que nós somos um só povo, vamos nos anui e ir em busca de um país de oportunidades para todos, onde todos passam ter diversas revistas, diversos jornais e canais de TV concorrendo entre si.
É burrice uma revista ser parcial, quem sai perdendo é ela.
As vezes acho que a população paulista não tem noção de que esse sentimetno de rejeição seja feito para o proprio povo paulista.

Porque a intenção é criar desunião, como diziam antigamente "fica botando fogo``
O ato do PSDb foi horrivel e algumas atitudes de seus candidatos, ..sem comentarios. infelizmente algumas pessoas caem nesse tipo de motivação ao odio.

A natureza é sabia, espero que encerramos isso o mais breve possivel.

O Brasil é de todos nós, e os seres humanos, devem agir com amor , respeito e tolerancia.
;;;
Gente, que eu saiba o único estado do Nordeste que tem maioria negra é a Bahia. O nordestino típico nao é negro, nem mesmo propriamente mulato. Pensem em Luís Gonzaga, Dominguinhos; eles sim tem uma imagem bem típica do nordestino. A nao ser que vocês chamem de negro a qualquer um que tenha sinais de miscigenação. Mas aí atinge 95% dos brasileiros.
Marcia,

Tem gente que quer dividir o mundo. De quem é a expressão: os culpados pela crise não são negros nem índios, são brancos dos olhos azuis.

Falou...
seu nunes,andava escondidinho, mas peguei o senhor, por aí, comparando a "popularidade" demédici com a de lula! até sugeri que o senhor a comparasse com a de hitler que,afinal, é do mesmo naipe!

mas a expressão acima é de cláudio lembo, né?
aliás, veja este excelente artigo do próprio lembo, aqui
(ah,ele usou esta expressão como metáfora de uma elite cruel,porque preconceituosa, lembra? quer que eu desenhe? ah, desculpa, não sei desenhar... tava só brincando com sua inteligência...)

o artigo de lembo é este. veja o artigo e os vídeos postados pelo ene, que sugeri em outro lugar.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4701116-EI8421,00-Te...
luzete,

A Expressão é do Sr. Presidende da república do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, em discurso oficial - se não me engano - na onu.

Quanto a comparação dos Fuhrer, tenho sérias dúvidas, se nas mesmas circunstâncias, o de cá não agiria como o de lá. Alias seus ministros de comunicação tem discursos muito semelhantes,

Falou...
falta-lhe memória seu nunes: o sr.presidente apenas repetiu a frase consagrada de lembo! aliás, lembro, de uma direita esclarecida.
e, se quiser se informar melhor melhor sobre esta direita mais esclarecida, dê uma lidinha neste outro artigo de luiz carlos bresser pereira:

A voz de um PSDB que já não há
Enviado por luisnassif, dom, 07/11/2010 - 18:45

Por Osvaldo Ferreira
Em brilhante e corajoso artigo, o Professor Bresser Pereira (do PSDB que já existiu um dia), analisa e louva o resultado das eleições que rejeitou o udenismo moralista, a religião e o aborto como temas de campanha. Artigo que poderia ser lido por aqueles que fizeram a campanha mais sórdida da história do país. Novamente de uma lucidez inaudita

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA

Dois males afinal evitados

Eleição rejeitou udenismo moralista e potencialmente golpista e americanização das discussões políticas

vou até passar o link procê:
http://www.brasilianas.org/luisnassif
Apesar de reafirmar alguns estereótipos, adorei o repente!
Sérgio, adorei. Eu conhecia a versao com Elba Ramalho, mas acho que a letra era outra (nao tenho certeza, é coisa de muito tempo atrás). Adorei.

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço