Entenda o que foi o Atentado do Riocentro
Dentro do Puma está o corpo do sargento Guilherme Pereira do Rosário: vítima de seu próprio terror
Esta semana surgiu uma denúncia contra a Rede Globo: A emissora estaria acobertando os responsáveis pelo atentado a bomba no Riocentro em 1981. A denúncia foi divulgada nesta matéria do blog do jornalista Paulo Henrique Amorim: Denúncia: Globo esconde mandantes do Riocentro. Alô, alô STF !
Muitas pessoas não conhecem essa história mas é bom que o assunto venha à tona para desmascarar o mito de que a abertura democrática no Brasil foi “lenta, gradual e segura” e de que o presidente Figueiredo é um grande democrata. A abertura foi lenta e gradual sim, mas segura é que não foi. Além deste atentado, foram praticados outros como a carta-bomba na sede da OAB e explosões de bancas que vendiam jornais do movimento operário. Reproduzo hoje trecho do livro: Ministério do Silêncio: A história do serviço secreto brasileiro de Washington Luís a Lula. Nele o jornalista Lucas Figueiredo descreve de forma detalhada aquele que poderia ter sido o maior atentado terrorista da História do Brasil.
Decididamente, o Cabana da Serra não era o restaurante mais bem freqüentado do Rio de Janeiro. A clientela que se aventurava até aquele ponto da estrada Grajaú-Jacarepaguá buscava sobretudo discrição. Naquele final de tarde de quinta-feira, porém, o nível da freguesia pareceu ter caído ainda mais. Cerca de 15 homens ocuparam uma das mesas, abriram em cima dele um grande mapa e puseram-se a examiná-lo. Não pareciam estar atrás de diversão. Um garçom percebeu que alguns deles tinham revólveres enfiados nas calças. Poderiam ser assaltantes ou coisa parecida, pensou o funcionário, e o mais sensato a fazer era chamar a polícia. Dado o alarme uma radiopatrulha não demorou a chegar no local, mas eram dois soldados contra mais de uma dúzia de homens armados. A dupla preferiu não se arriscar e apenas anotou os números das placas dos carros do bando – um Puma, um Opala, um Chevette, uma Brasília, um fusca, um Passat e um Fiat 147. Porém, antes da chegada do reforço policial, o grupo suspeito foi embora.
O destino daqueles homens era o pavilhão do Riocentro, onde naquela noite aconteceria um megashow em homenagem ao Dio do Trabalhador. Além de revólveres, levavam bombas. Em poucas horas, o 30 de abril de 1981 entraria para a história do Brasil como um dia maldito.
Continue lendo no link:
http://www.comunistas.spruz.com/pt/Entenda-o-que-foi-o-Atentado-do-...
Tags:
Exibições: 832
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por