![]() |
Propaganda de suco em livro didático. Ao lado, exercícios para interpretar o produto. |
![]() |
Poema envolvendo a operadora Claro. |
Tags:
Exibições: 267
A verdade é que a dita "esquerda" chilena, agora na oposição recuou tanto que o resultado é isto aí, este governo do Piñera, e uma sociedade sem muita capacidade de reação.
O ditador Pinochet introduziu no Chile um modelo econômico, e de uma certa forma de sociedade, o mais parecido possível com os EUA, sem as tais "liberdades", é claro
Uma parte da oposição à ditadura já era neoliberal, mas antes da mesma tinham perdidos as eleições para os Socialistas, liderados por Allende.
Os socialistas se aliaram aos neoliberais democráticos, chegaram ao poder, e não mudaram nada do modelo imposto por Pinochet
Os setores do conservadorismo mais ligados ao falecido ditador sanguinário acabaram chegando ao poder pelo voto, não vendo os eleitores muita diferença com os partidos da chamada concertación, que transformaram o Chile na grande vitrine do neoliberalismo no Continente
Segundo o pig um exemplo a ser seguido.
Então, vais comprar esta idéia do pig?
Pois é, quando a gente pensa que já viu de tudo, aparece essas coisas. O curioso é que o Chile é o berço de poetas como Pablo Neruda e Victor Jara que exaltam o amor, a simplicidade, a liberdade, a dignidade... E as crianças chilenas agora estão fadadas a poemas que prestigiam corporações e a maldita ditadura do consumo. Sem falar no quesito alienação da educação. Parece piada de mau gosto, lamentável!
Uma coisa é, em nome da diversidade dos tipos de textos usados na escola, dar alguns de propaganda. Outra coisa é essa enxurrada. E o correto seria escolher justamente anúncios NAO DIRIGIDOS A CRIANÇAS. Se é só para exemplificar o gênero textual, podia perfeitamente ser um anúncio de geladeira, por ex., que mostra as características da publicidade mas nao seduz as crianças.
De tudo isso, o mais grave, para mim, sao os anúncios de alimentos. Favorecendo a obesidade infantil.
Muito bem colocado, se não me engano alguns países já impõe restrições para propaganda de alimentos para crianças, por aqui também já haveria iniciativas a este respeito no Congresso, e acredito que não se trata de proibir totalmente, como foi feito com o fumo, contudo alimentos, bebidas alcoólicas, e medicamentos devem sofrer restrições quanto à publicidade, principalmente se destinada ao público infantil.
Oi Anarquista e Fernando,
Existe sim um projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) – ainda bem que ela é da direita, caso contrário iam dizer que ela esta perseguindo as empresas, inventando conspirações ou sei lá o quê – que pretende criar regras para a propaganda de alimentos, principalmente aos destinados ao publico infantil. O projeto prevê a proibição de brindes e brinquedos em alimentos que são sabidamente prejudiciais a saúde e até alertas do Ministério da Saúde quanto a “periculosidade alimentícia” dos produtos, além de outras medidas como as que dizem respeito a publicidade destes alimentos.
A senadora disse ter elaborado o projeto inspirada nos alertas do Ministério da Saúde nas carteiras de cigarro e em pesquisas realizadas por alunos da UnB do curso de nutrição.
Quanto aos alimentos;
Hábitos Alimentares
Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago.
Alimentação de risco
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros.
Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
LEIA MAIS AQUI
NO BRASIL A PROPAGANDA ´É PERMITIDA (?).
Propaganda em livros didáticos poderá ser proibida
© 2021 Criado por Luis Nassif.
Ativado por